• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Física Moderna - Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos

  • ISBN:

    9788521630944

  • Edição: 2|2016
  • Editora: LTC

FRANCISCO CARUSO E VITOR OGURI

R$ 269,00
ou em até 10x de R$ 26,90
< >
Em sua segunda edição, Física Moderna mantem a qualidade e a clareza do texto, desvendando aspectos históricos e servindo a professores como fonte e inspiração de configurações de cursos dos mais variados níveis. Os autores mostram que, apesar da enorme d
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 616
  • Publicação: 18/05/2016
  • Capa: Brochura
  • Peso: 1,41 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Em sua segunda edição, Física Moderna mantem a qualidade e a clareza do texto, desvendando aspectos históricos e servindo a professores como fonte e inspiração de configurações de cursos dos mais variados níveis. Os autores mostram que, apesar da enorme diferença de volume de nosso conhecimento quanto ao princípio, não estamos muito longe dos gregos antigos ao tratar a estrutura da matéria usando a ideia do famoso brinquedo russo: a matriosca. O núcleo do livro é a discussão dos novos fenômenos que levaram à criação de um novo enfoque para a Física: a Mecânica Quântica. Entre os conteúdos que mais apresentam atualizações, destacam-se aqueles referentes às concepções clássicas sobre a natureza da luz, à relatividade restrita, à radioatividade, ao modelo atômico de Bohr e às aplicações da equação de Schrödinger, com reflexos no aumento significativo do número de exercícios e figuras. Um livro capaz de guiar o estudante no mundo da Física Moderna, escrito por dois jovens professores no início do século XXI sobre a revolução científica do início do século XX.

Capítulo 1-A estrutura da matéria:concepções filosóficas na Antiguidade
Capítulo 2-As origens do atomismo científico:contribuições da Química
Capítulo 3- O atomismo na Física: o triunfo do mecanicismo
Capítulo 4- O movimento browniano e a hipótese molecular 
Capítulo 5- A natureza da luz: concepções clássicas
Capítulo 6- A Eletrodinâmica e a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein
Capítulo 7- A desconstrucão do átomo: algumas evidências do século XIX
Capítulo 8- Os raios catódicos: a descoberta do elétron e dos raios X
Capítulo 9- A Radioatividade
Capítulo 10- A radiação de corpo negro e o retorno à concepção corpuscular da luz
Capítulo 11- Os modelos atômicos clássicos
Capítulo 12- Os modelos quânticos do átomo
Capítulo 13- A Mecânica Quântica Matricial
Capítulo 14- A Mecânica Quântica Ondulatória
Capítulo 15- Aplicações da equação de Schrödinger
Capítulo 16- A equação de Dirac
Capítulo 17- Os indivisíveis de hoje 

Constantes e unidades físicas
Referências Bibliográficas
Índice Onomástico
Índice de Assuntos

Francisco Caruso é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Professor-Associado no Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde fundou o Departamento de Física Nuclear e Altas Energias, e Professor Colaborador do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de mais de uma centena de publicações, incluindo artigos nas áreas de Física de Partículas, História e Filosofia da Física, de Ensino de Física e de Divulgação Científica. Editou, com diferentes colaboradores, mais de trinta livros, dos quais se destacam o livro Introdução à QCD Perturbativa (LTC, 2013), em colaboração com Oguri e outros dois físicos, e a coleção de biografias de físicos que mudaram o século XX (Livraria da Física, 2013-2015), em colaboração com José Maria Filardo Bassalo. Em 1996 recebeu o Prêmio Jovem Cientista do CNPq e, em 2009, a Ordem do Mérito Científico da Academia Roraimense de Ciências. É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Filosofia. 

Vitor Oguri é Professor Titular do Instituto de Física Armando Dias Tavares da UERJ. Possui Licenciatura em Física pela UERJ (1978), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade de Tóquio (1988) e Doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1995). Tem experiência em Física Experimental de Altas Energias, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção de Sabores Pesados e Física Difrativa. Participou da descoberta do quark top (1995), como membro da colaboração internacional DZero no Fermilab no período 1991-2005, e da descoberta do bóson de Higgs (2012), como membro da colaboração internacional CMS no CERN no período 2006-2013. É autor e organizador do livro Estimativas e Erros em Experimentos de Física (EdUerj, 3a edição, 2013). Tem se dedicado, com Caruso, a pesquisas sobre Fundamentos da Física Quântica.