• Entrega Imediata

Livro Impresso

CURSO DE ESTATÍSTICA BÁSICA: Teoria e Prática

  • ISBN:

    9788522498659

  • Edição: 2|2015
  • Editora: Atlas

Giovani Glaucio de Oliveira Costa

De: R$ 87,00 Por: R$ 69,60
In stock
SKU
4215263
ou em até 3x de R$ 23,20
< >
Este livro expõe os assuntos de maneira objetiva, prática e instrumental, de forma que os conceitos são contextualizados dentro da área de formação de cada curso ou estudante. Na maioria dos casos, apresenta os conceitos sucintamente de maneira a serem...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 304
  • Publicação: 31/03/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,59 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro expõe os assuntos de maneira objetiva, prática e instrumental, de forma que os conceitos são contextualizados dentro da área de formação de cada curso ou estudante. Na maioria dos casos, apresenta os conceitos sucintamente de maneira a serem usados imediatamente na empresa ou em situações de pesquisas, sem grandes demonstrações matemáticas ou formalismos.

 

O seu conteúdo objetiva dar uma visão geral e instrumental de estatística descritiva e suas aplicações nestas áreas. Para tanto, versa sobre conceitos básicos de estatística, variáveis, noções de amostragem, fases do método estatístico, séries estatísticas, números relativos, gráficos estatísticos, estudo das distribuições de frequências, números-índices e análise exploratória de dados (EAD).

 

Os enunciados são exemplificados através de cases práticos, reais em diversas áreas de negócios, saúde e engenharias. São disponibilizados exercícios propostos no final de cada unidade.

 

No final do livro são apresentados anexos com textos auxiliares que completam o entendimento e a aplicação dos conceitos e exercícios: arredondamento de dados, normas de representação tabular e como construir uma distribuição de frequência por classes.

 

Livro-texto para os cursos de Estatística em nível básico ou introdutório em áreas predominantemente de ciências humanas e sociais, como Administração, Ciências Contábeis, Educação, Psicologia, Sociologia.

 

Leitura complementar para os cursos de Estatística de nível básico, bem como para disciplinas de Estatística Básica ou Introdutória de cursos de Administração, Economia, Turismo, Educação, Saúde. Dada sua abordagem ampla e diversificada, pode ser utilizado também em programas de pós-graduação, especialização e mestrado, como nivelamento.

Prefácio, xi

 

1    Conceitos básicos de estatística, 1
Fenômeno, 1
Ciência, 1
Ciência Estatística, 1
Fenômenos coletivos ou de massa, 2
População, 2
Amostra, 2
Levantamentos Estatísticos, 3
Censo, 3
Amostragem, 4
Razões para o Uso da Amostragem, 4
Importância da Amostra, 5
Divisão da Estatística, 5
Estatística Descritiva, 6
Estatística Inferencial, 6
Esquema Síntese de um Estudo Estatístico, 7
Esquema Lógico de um Estudo Estatístico, 8
Conclusão, 9
Exercícios Propostos, 9

 

2    Variáveis, 11
Conceito de Variável, 11
Tipos de Variáveis, 11
Variáveis Qualitativas, 11
Variável Qualitativa Nominal, 12
Variável Qualitativa Ordinal, 12
Variáveis Quantitativas, 12
Variável Quantitativa Discreta, 12
Variável Quantitativa Contínua, 13
Resumo do Conceito de Variáveis, 13
Exercícios Propostos, 13

 

3    Noções de amostragem, 15
Conceitos de Amostragem, 15
Amostragens Probabilísticas, 15
Tipos de Amostragens Probabilísticas, 16
Amostragem Aleatória Simples, 16
Amostragem Sistemática, 16
Amostragem Estratificada, 17
Amostragem por Conglomerados, 17
Amostragens Não Probabilísticas, 18
Tipos de Amostragens Não Probabilísticas, 19
Inacessibilidade a Toda a População, 19
Amostragem a Esmo ou Sem Norma, 20
População Formada por Material Contínuo, 21
Amostragem Intencional, 21
Amostragem por Voluntários, 22
Amostragem por Quotas, 22
Tamanho de Amostras para Estimação de Proporções Populacionais em Pesquisas, 22
População Finita e População Infinita, 23
Tamanho de Amostras em Amostragem Aleatória Simples, 23
Cálculo do Tamanho da Amostra Alternativo, 26
Tamanho de Amostras em Amostragem Estratificada ou por Quotas, 28
Amostragem por Quotas versus Amostragem Aleatória Estratificada, 37
Exercícios Propostos, 38

 

4    Fases do método estatístico, 45
Método, 45
Método Estatístico, 45
Fases do Método Estatístico, 45
Planejamento, 46
Problema da Pesquisa, 46
Necessidade (relevância) da Pesquisa, 48
Definição das Variáveis da Pesquisa, 48
Definição da Necessidade da Pesquisa com Trabalho de Campo, 48
Pesquisa com Trabalho de Campo, 49
Projetos de Pesquisa, 49
Coleta de Dados (Trabalho de Campo), 49
Fontes de Dados em Pesquisa, 50
Tipos de Dados em Pesquisas, 51
Sequência no Processo de Dados em Pesquisas, 52
Crítica de Dados, 54
Apuração de Dados, 54
Análise de Dados, 55
Emissão de Relatório Final, 56
Comunicação dos Resultados, 56
Exercícios Propostos, 56

 

5    Séries estatísticas, 59

 


Giovani Glaucio de Oliveira Costa

 

Pós

 

doutor em Sociologia, Análises Estatísticas Multivariadas, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, na área de criminologia infanto

 

juvenil com a pesquisa Perfil biopsicossocial do adolescente em conflito com lei e fatores relacionados à prática de atos infracionais por parte destes adolescentes: modelagem estatístico

 

inferencial da delinquência juvenil no Estado do Rio de Janeiro (2008).

 

Doutor em Engenharia Elétrica, área de concentração em Estatística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006).

 

Mestre em Engenharia de Produção, área de concentração em Desenvolvimento de Sistemas Produtivos, pela Universidade Federal Fluminense (1995).

 

Graduado em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990).

 

 

É professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lotado no Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, no Departamento de Tecnologias e Linguagens, na área de estatística.

 

Coordenador da disciplina Estatística Aplicada ao Turismo da Fundação CECIERJ. Tem experiência na área de estatística aplicada (análise de dados), com ênfase em análise multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas sociais (surveys), pesquisas de mercado e pesquisas de opinião/predição eleitoral.