Livro Impresso
Instalações Hidráulicas e Sanitárias
-
ISBN:
9788521614890
- Edição: 6|2006
- Editora: LTC
R$ 424,00
In stock
SKU
4489
ou em até 10x de R$ 42,40
Instalações Hidráulicas e Sanitárias mantém-se rigorosamente atualizado com as normas brasileiras vigentes na área, destacando-se, por outro lado, pelo pioneirismo na introdução de padrões de qualidade adotados internacionalmente e que regulam a utilizaçã
- Formato: Impresso
- Páginas: 440
- Publicação: 20/02/2006
- Capa: Brochura
- Peso: 1,10 kg
- Dimensões: 21 X 28
Instalações Hidráulicas e Sanitárias mantém-se rigorosamente atualizado com as normas brasileiras vigentes na área, destacando-se, por outro lado, pelo pioneirismo na introdução de padrões de qualidade adotados internacionalmente e que regulam a utilização de materiais e procedimentos específicos visando à segurança, à simplicidade e à facilidade de manutenção das instalações. Como exemplos dessa preocupação destacam-se o detalhamento de instalações especiais para deficientes físicos segundo normas internacionais (Suíça) e a incorporação de novos conceitos, como o Dry-Wall, visando à manutenção facilitada das instalações prediais, inovações trazidas por esta obra.
Durante essa jornada de publicações das edições anteriores, que culmina nesta sexta edição de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Hélio Creder demonstrou a preocupação em acompanhar a evolução arquitetônica e ocupacional de edifícios mais sofisticados, atendendo a novas necessidades como, por exemplo, a pressurização de água quente e fria de apartamentos de cobertura, sendo pioneiro na orientação de pregar a supressão das onerosas instalações de ferro fundido, viáveis apenas em casos muito especiais.
Dentro desse escopo, esta nova edição traz a atualização do capítulo sobre Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, basicamente com a substituição de tubos e conexões de fibrocimento por PVC. Também foi ampliada a abrangência do tratamento de temas como as instalações de saunas e piscinas, cada dia mais comuns em edifícios residenciais e em áreas de lazer de condomínios. Importante, também, é a transcrição comentada com exemplos do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, com Esquemas de Pressurização em função da classe de riscos, voltada para a prevenção de sinistros e a proteção dos residentes e usuários dessas instalações.
Para comodidade do leitor, as figuras que representam detalhes e plantas de projeto foram ampliadas e inseridas como encarte no Capítulo 1 e em um folheto anexo, que acompanha o livro. Todas essas atualizações e modificações visaram sempre, em última análise, a oferecer aos estudantes e profissionais da área o que de melhor existe em termos de conhecimento técnico sobre instalações hidráulicas e sanitárias.
CAPÍTULOS
1) Instalações Prediais de Água Potável
2) Instalações Prediais de Gás
3) Instalações Prediais de Esgotos Sanitários e de Águas Pluviais
4) Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias
5) Instalações Especiais
6) Instalações para Deficientes Físicos
APÊNDICES
Apêndice A - Projeto de Instalações
Apêndice B - Memorial Descritivo
Hélio Creder (28 de maio de 1926 - 31 de dezembro de 2005) nasceu em Minas Gerais e era engenheiro eletricista. Foi professor na cadeira de Instalações Elétricas nos cursos de Engenharia Civil e Elétrica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRJ (1960/1969); Professor da Faculdade da Universidade do Estado da Guanabara - FEUEG (1972); Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na cadeira Instalações e Acústica da UFRJ (1981) e também foi o engenheiro responsável pelas instalações e obras civis no Campo de Provas da Marambaia (1960/1962); engenheiro projetista de instalações na Diretoria de Obras e Fortificações do Exército (1960/1969); engenheiro da Comissão Especial na cidade de Lorena/SP (1969); diretor-fundador da Hélio Creder Engenharia Ltda. (1972) e engenheiro responsável por diversos projetos de consultoria e de instalações entre os anos de 1966 e 2005. Recebeu o Diploma do Mérito Profissional conferido pelo CONFEA e o título de "Notório Saber" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988).