• Entrega Imediata

e-Book

E-book - História da Computação

  • ISBN:

    9788535285468

  • Edição: 1|2016
  • Editora: GEN LTC

Raul Wazlawick

De: R$  208,00 Por: R$  176,80
In stock
SKU
441876
ou em até 8x de R$ 22,10

    Esse(a) e-book é para:

< >
O livro apresenta uma linha de tempo descrevendo todos os inventos e ideias que tiveram influência na história da computação, iniciando na pré-história, com a contagem com dedos e varas de contagem, passado pela era clássica e as diversas invenções gregas

Conteúdo relacionado

  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 584
  • Publicação: 16/06/2016

O livro apresenta uma linha de tempo descrevendo todos os inventos e ideias que tiveram influência na história da computação, iniciando na pré-história, com a contagem com dedos e varas de contagem, passado pela era clássica e as diversas invenções gregas, e chegando finalmente aos dias de hoje. O livro se divide em 10 partes, cada uma com pequenos capítulos que escrevem não apenas os fatos e curiosidades relacionadas a cada artefato ou ideia descritos, como também seu modo de funcionamento. Esse livro será o primeiro no Brasil a tratar esse assunto com tamanha profundidade. Em relação a livros do mercado internacional, ele se diferencia por não fazer simplesmente um relato dos fatos e eventos, mas de incluir as necessárias explicações sobre o funcionamento dos diferentes dispositivos e ideias. Por exemplo, livros de história da computação falam sobre a Pascalina, o Eniac e os circuitos integrados, mas não explicam os fundamentos de seu funcionamento. Assim, o livro terá basicamente três utilidades: (1) como base para compreensão da história da computação, (2) como base para a compreensão dos fundamentos da computação, (3) como leitura acessível por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de computação. Assim, além de ser um livro didático que vem preencher uma lacuna dos cursos de computação e informática, já que não existe um livro texto de referência para as disciplinas obrigatórias de história da computação e fundamentos de computação, visto que a maioria das universidades usa sites na internet como bibliografia para este assunto.

Parte I – Pedra, Madeira e Ideias

Parte II – Surgimento das Calculadoras Mecânicas

Parte III – De Babbage a Hollerith

Parte IV – Surgimento da Eletrônica

Parte V – Os Primeiros Computadores

Parte VI – Da Válvula ao Transistor

Parte VII – Do Circuito Integrado à Lua

Parte VIII – O Caminho para o Computador Pessoal

Parte IX – Evolução dos Computadores Pessoais e sua Interconexão

Parte X – O Mundo se Conecta na World Wide Web

Parte XI – Computação Móvel

Parte XII – O Presente e o Futuro

Raul Sidnei Wazlawick - Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1990), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (UNL, 1998). É Professor Titular da UFSC, tendo sido contratado em 1992. Ministra "Engenharia de Software II" e "Informática e Sociedade" no Bacharelado em Ciência da Computação e "Modelagem Orientada a Objetos" no Mestrado/Doutorado em Ciência da Computação. Na UFSC ocupou os seguintes cargos: Coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciência da Computação, Conselheiro da Câmara de Pós-Graduação e Diretor Acadêmico do Campus de Araranguá. Na Sociedade Brasileira de Computação (SBC) foi Conselheiro Suplente por quatro mandatos e Conselheiro Titular por um mandato, além de Coordenador do Comitê Especial de Informática na Educação entre 1995 e 1997. Criou e foi editor da Revista Brasileira de Informática na Educação da SBC entre 1997 e 2001. Na International Federation for Information Processing (IFIP) foi representante do Brasil no Comitê Técnico de Educação (TC3) por 11 anos e Chair do Working Group on ICT and Higher Education (WG3.2) por 2 anos. Coordenou vários eventos nacionais e internacionais, incluindo o Congresso da SBC (2002), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES, 2006) e, juntamente com Rosa Maria Vicari, a IX IFIP World Conference on Computers in Education (2009). É autor dos seguintes livros: "Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos", (Elsevier, 2004; 2ª edição em 2011; 3ª edição em 2015) "Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação" (Elsevier, 2009; 2ª edição em 2014), "Engenharia de Software: Conceitos e Práticas" (Elsevier, 2012) e "Object-Oriented Analysis and Design for Information Systems: Modeling with UML, OCL, and IFML" (Morgan Kaufman, 2014). Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente em modelagem de sistemas orientados a objetos e melhoria do processo de desenvolvimento de software. No Ministério da Educação (MEC) foi membro do Comitê de Especialistas de Ensino em Ciência da Computação (CEEInf) por 4 anos e é atualmente membro da Comissão Assessora da Área de Sistemas de Informação para o ENADE. É Supervisor Geral do Projeto e-SUS, parceria da UFSC com o Ministério da Saúde para a reestruturação do sistema de informação da atenção básica (Postos de Saúde) no Brasil. Recebeu, juntamente com sua orientanda Marília Guterres Ferreira, o prêmio Best Paper Award na Conferência Iberoamericana de Engenharia de Software em 2011. Em 2013 recebeu o título de "Professor Honoris Causa" pelo Centro de Instrução de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro.

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.