• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Estruturas de Madeira - Projetos, Dimensionamento e Exemplos de Cálculo

  • ISBN:

    9788535286809

  • Edição: 1|2019
  • Editora: GEN LTC

Carlito Calil

R$ 127,00
In stock
SKU
440138
ou em até 6x de R$ 21,17
< >
A madeira é o único material estrutural ecologicamente correto e extraído de fonte renovável. É versátil e de fácil trabalhabilidade, apresentando baixo consumo energético na sua produção. Outra vantagem desse material é que ele capta o gás carbônico da a
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 208
  • Publicação: 05/02/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,36 kg
  • Dimensões: 17 x 24

A madeira é o único material estrutural ecologicamente correto e extraído de fonte renovável. É versátil e de fácil trabalhabilidade, apresentando baixo consumo energético na sua produção. Outra vantagem desse material é que ele capta o gás carbônico da atmosfera, promovendo a redução do efeito estufa do planeta. Na construção civil, há muita resistência em se usar a madeira, principalmente devido aos poucos cursos ministrados sobre o assunto em engenharia civil e em arquitetura.

No livro Estruturas de Madeira - Projetos, Dimensionamento e Exemplos de Cálculo são apresentados os critérios de dimensionamento de elementos estruturais de madeira conforme os critérios da nova ABNT NBR7190/2019 e exemplos de cálculo dessas estruturas. Este é um livro fundamental para os profissionais de projeto, bem como referência de aula para alunos de graduação e pós-graduação interessados no projeto e dimensionamento de estruturas de madeira.

Os autores abordam o assunto de maneira didática, por meio de exemplos, ilustrações, exercícios resolvidos e propostos, projetos estruturais etc. Ao final do livro, o estudante encontrará uma seção com o passo a passo das estruturas de madeira mais usuais na construção civil: telhados, pisos, pontes, lajes e formas.

Prefácio

Capítulo 1 – Algumas informações fundamentais sobre a madeira

Capítulo 2 – Características físicas da madeira relevantes para o projeto de estruturas

Capítulo 3 – Propriedades de resistência e de rigidez da madeira

Capítulo 4 – Considerações sobre ações e segurança em projetos de estruturas de madeira

Capítulo 5 – Critérios de dimensionamento

Capítulo 6 – Ligações em estruturas de madeira

Capítulo 7 – Contraventamento

Capítulo 8 – Classificação estrutural e durabilidade da madeira

Referências Bibliográficas

rofessor Titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo. Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba em 1975, mestre em Engenharia de Estruturas pela EESC/USP em 1978, doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Politécnica de Catalunia, Espanha em 1982. Realizou estágio de pós-doutorado nas Universidades de Twente-Holanda (1988), Braunschweig, Alemanha (1988) e no Forest Products Laboratory (2000/2001) e (2008). Atualmente é diretor do Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM), coordenador da Comissão de Estudos CE 02:126.10 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Presidente por dois mandatos e membro fundador do Instituto Brasileiro de Madeira e das Estruturas de Madeira, e o representante do Brasil na International Association of Wood Products Societies (IAWPS) – Japan e na International Association for Bridge and Structual Engineering – USA.