• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Engenharia de Software - Projetos e Processos - Vol. 2

  • ISBN:

    9788521636694

  • Edição: 4|2019
  • Editora: LTC

Wilson de Pádua

R$ 120,00
ou em até 6x de R$ 20,00
< >
Referência para cursos de Computação e afins. Engenharia de Software – Projetos e Processos, de Wilson de Pádua Paula Filho, é uma ferramenta para estudantes e profissionais e apresenta conteúdos relevantes sobre manutenção e desenvolvimento de software.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 538
  • Publicação: 13/09/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 1,29 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Referência para cursos de Computação e afins. Engenharia de Software – Projetos e Processos, de Wilson de Pádua Paula Filho, é uma ferramenta para estudantes e profissionais e apresenta conteúdos relevantes sobre manutenção e desenvolvimento de software.

 

Agora em dois volumes, esta segunda parte trata de questões ligadas ao gerenciamento e seus fundamentos. Entre elas estão: produção de software, capacitação em processos, gestão da qualidade, de alterações e de projetos, engenharia de processos e de sistemas, experimentação e o engenheiro de software. Além disso, apresenta detalhes dos métodos gerenciais do processo Praxis “clássico” (SPraxis) e dos métodos de nível de empresa (EPraxis).

 

Em relação à gestão de projetos, este conteúdo obedece às linhas gerais do PMBOK®, complementadas por outras fontes e pela experiência do autor, e segue os padrões de Engenharia de Software do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e suas atualizações, bem como os exemplos de processos que utilizam a notação SPEM 2.0.

 

Com material suplementar para professores, Engenharia de Software abrange tópicos requeridos por cursos de graduação diversos, como Informática, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados, entre outros.

 

Por que ler Engenharia de Software?

 

Os sistemas informatizados têm enorme potencial de trazer benefícios, bem como prejuízos quando elaborados de maneira errada. Uma vez que o software é a alma dos sistemas informatizados, a Engenharia de Software é a disciplina que ensina a construir produtos reais a partir dos conceitos fundamentais da Informática. Assim, este livro apresenta as práticas mais consagradas dessa disciplina.

 

 

Fundamentos

Capítulo 1 Produção de Software

Capítulo 2 Capacitação em Processos

Métodos

Capítulo 3 Gestão da Qualidade

Capítulo 4 Gestão de Projetos

Capítulo 5 Gestão de Alterações

Capítulo 6 Engenharia de Processos

Capítulo 7 Engenharia de Sistemas

Tópicos

Capítulo 8 Experimentação

Capítulo 9 O Engenheiro de Software

Apêndice A O Processo Spraxis – Disciplinas Gerenciais

Apêndice B O Processo Epraxis

Glossário

Bibliografia

Índice

Wilson de Pádua

É engenheiro mecânico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC-UFMG), de 1972 a 2002, assumindo como professor titular em 1981. A partir de então, tornou-se consultor em Engenharia de Software, tendo trabalhado com sistemas para centrais de telecomunicações, CAD em microeletrônica, automação industrial, engenharia de telecomunicações, fluxo de trabalho, governo eletrônico e sistemas de informação. Atualmente é responsável pela área de Processos do Synergia – Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas do DCC-UFMG. É Professor Emérito da UFMG desde 2017.