Livro Impresso

ELABORAÇÃO DE PROJETO, TCC, DISSERTAÇÃO E TESE: Uma Abordagem Simples, Prática e Objetiva

  • ISBN:

    9788522491155

  • Edição: 2|2014
  • Editora: Atlas

Mário de Souza Almeida

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
4214226
ou em até 1x de R$47,00
A universidade tem o propósito de levar as pessoas ao uso do pensamento e da capacidade de escrever sobre aquilo que é ensinado, indo além da mera aceitação dos livros-textos adotados. Essa função &eac
  • Formato: Impresso
  • Nº de Páginas: 96
  • Publicação: 18/07/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,16 Kg
  • Dimensões: 14 X 21

A universidade tem o propósito de levar as pessoas ao uso do pensamento e da capacidade de escrever sobre aquilo que é ensinado, indo além da mera aceitação dos livros-textos adotados. Essa função é observada claramente no último semestre dos cursos de graduação, quando os futuros profissionais devem elaborar uma monografia (Trabalho de Conclusão de Curso ou simplesmente TCC). Nesse trabalho é apresentada uma fundamentação teórica, contrapondo as reflexões de diferentes autores, verificando posteriormente se esse conteúdo é encontrado na prática, em resposta a um determinado problema de pesquisa. Algo semelhante é feito no mestrado e no doutorado, sendo apenas aumentada a complexidade.

Nesse sentido, as etapas para a criação do projeto estão descritas no primeiro capítulo deste livro. O capítulo seguinte discute as caracterizações dos estudos, em termos metodológicos, o que facilitará a construção do seu capítulo de Metodologia.

O Capítulo 3 faz um resumo das normas da ABNT a serem utilizadas durante a elaboração de seu TCC, dissertação ou tese. O quarto e último capítulo contém as recomendações para ser bem-sucedido no andamento de sua pesquisa, o que envolve a definição de variáveis, a coleta de dados, a análise, a descrição dos resultados e até mesmo a elaboração de uma apresentação para a defesa ou simples compartilhamento dos resultados de seu trabalho.

Livro-texto para a disciplina Projeto de Monografia, ou Metodologia da Pesquisa, na maioria dos cursos de graduação e pós-graduação brasileiros. Também pode ser utilizado por pesquisadores que façam seus estudos independentemente de pertencerem a um curso regular. É o caso, por exemplo, de quem precisa apresentar um pré-projeto para ingressar no mestrado ou doutorado.

Clique aqui.

 


Mário de Souza Almeida

 

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Bacharel em Administração de Empresas (EAESP/FGV)

 

 

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)