e-Book
E-book Sala de Aula Invertida
-
ISBN:
9788521639084
- Edição: 2|2025
- Editora: LTC
R$ 55,00
In stock
SKU
42203879
ou em até 2x de R$ 27,50
Prepare-se para uma nova era na Educação! A nova edição de Sala de Aula Invertida traz recursos inéditos, exemplos atuais e estudos de caso recentes.
“Esta segunda edição do livro de Bergmann e Sams é muito oportuna, porque traz argumentos sólidos que comprovam como a sala de aula invertida impacta a aprendizagem por domínio. Mostra, também, como implementá-la na prática, com muitos exemplos concretos. Trata-se de um livro indispensável para professores e gestores da Educação Básica e Superior neste período de grandes desafios e transformações.”
As precisas palavras são do ilustre professor José Moran, referência em educação no Brasil, quem assina a primorosa Apresentação deste livro.
Pioneiro no tema, Sala de Aula Invertida: uma Metodologia Ativa de Aprendizagem consagrou-se como um marco na literatura especializada, desenvolvido pelos próprios criadores da metodologia. Nesta edição, o conteúdo foi totalmente revisado e atualizado com as novidades da área, sem, contudo, perder o foco em sua aplicação prática como ferramenta de apoio para professores e educadores que buscam conhecer e implementar a sala de aula invertida em suas escolas.
Com essa metodologia, desenvolvida a partir de pesquisas e experiências dos próprios autores, destaca-se a importância de transformar o estudante em protagonista do próprio aprendizado, enquanto o professor tem o papel fundamental de mediador do conhecimento.
O aluno é incentivado a realizar atividades prévias (pré-aula) – por exemplo, assistir a videoaulas – para chegar à escola (à sala de aula propriamente dita) com certa compreensão dos temas a serem abordados.
Dessa maneira, o encontro com o professor e os colegas acontecerá de forma mais dinâmica e produtiva, pois o estudante já terá alguma bagagem sobre os assuntos e, naturalmente, fixará melhor os conteúdos.
Esta nova edição inclui:
• Atualização de ferramentas, regras e recursos conforme o panorama atual de aprendizado
• Novos estudos de caso
• Novo apêndice sobre as melhores práticas para produção de videoaulas
• Exemplos da aplicação dos princípios da Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação (ISTE)
Sobre a Segunda Edição
Apresentação
Prefácio
Capítulo 1: Nossa História: Criando a Sala de Aula Invertida
Capítulo 2: A Sala de Aula Invertida
Capítulo 3: O Argumento para Inverter a sua Sala de Aula
Capítulo 4: Como Implementar a Sala de Aula Invertida
Capítulo 5: A Sala de Aula Invertida de Aprendizagem para o Domínio
Capítulo 6: Em Defesa do Modelo Invertido de Aprendizagem para o Domínio
Capítulo 7: Como Implementar o Modelo Invertido de Aprendizagem para o Domínio
Capítulo 8: Aprendizagem Invertida em Ação
Apêndice A: Melhores Práticas para Produzir Vídeos Didáticos de Qualidade
Apêndice B: Temos Respostas (Dúvidas Frequentes)
Bibliografia
Índice Alfabético
Jonathan Bergmann leciona ciências em escolas de Ensino Médio norte-americanas há mais de 25 anos. Como cocriador do método “Sala de Aula Invertida”, apoia escolas e governos na implementação da metodologia por meio de palestras e publicação de livros sobre o assunto. Como professor, recebeu o Presidential Award for Excellence for Math and Science Teaching, em 2002.
Aaron Sams é bacharel em bioquímica e mestre em educação pela Biola University. Atualmente, é professor assistente de educação na Saint Vincent College. Foi copresidente da Comissão de Normalização do Ensino de Ciências no estado norte-americano do Colorado. Também recebeu o Presidential Award for Excellence for Math and Science Teaching, em 2009. Escreveu diversos livros sobre a “Sala de Aula Invertida”, método que desenvolveu em coautoria com Bergmann.