• Entrega Imediata
  • Lançamento

e-Book

E-book Presidentes Governantes: Numa Era de Fragmentação e Volatilidade Políticas - 1ª Edição 2025

  • ISBN:

    9788530997281

  • Edição: 1|2025
  • Editora: Forense

Vitalino Canas

R$  220,00
In stock
SKU
42218579
ou em até 10x de R$ 22,00

    Esse(a) e-book é para:

< >
Utilizando ensinamentos de Direito Constitucional Comparado, Ciência Política e Política Comparada, o livro se debruça sobre sistemas de governo em que o órgão unipessoal é um presidente, demonstrando fenômenos das presidencializações e volatilidades.
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 520
  • Publicação: 04/06/2025

Em tempos de constantes e aceleradas mudanças, este livro emerge como mais do que um indispensável manual para estudantes e cultores do Direito Constitucional Comparado, da Ciência Política e da Política Comparada, ao apresentar um retrato vívido do passado, do presente e das perspectivas de futuro das instituições políticas. Presidentes Governantes traz à baila os sistemas de governo e coloca sob sua lupa 37 países, observando as tendências mais recentes de predisposição à delegação de poder em órgãos unipessoais, mas também à instalação de novas formas de limitação do poder decorrentes da crescente necessidade de coligações para assegurar a governabilidade. Ao esmiuçar as nuances dos sistemas, bem como a complexidade e os meandros do jogo político, a obra nos convida a refletir sobre o que nos aguarda. Questionar a capacidade de preservação da democracia no futuro demanda compreender as configurações institucionais dos Estados no mundo contemporâneo. Ainda que os arranjos políticos se renovem e se adaptem, nem sempre conseguem acompanhar, de forma harmônica, a realidade, em permanente transformação. Resta-nos a indagação: seriam, então, as instituições no século XXI resilientes o suficiente? A estrutura do livro faz com que seus capítulos constituam uma compilação preciosa, revelando um panorama do estado das instituições democráticas na atualidade. Ademais, apresenta a categoria de presidentes governantes, indo além da análise do sistema presidencial e desvelando as modalidades e transformações no papel dos presidentes e no poder por eles exercido. Por fim, esta é uma obra que pretende compartilhar com o leitor tanto o conhecimento quanto as inquietações acerca dos desafios enfrentados pelos Estados no cenário atual. Líderes fortes não são novidade na história; no entanto, a possibilidade de subversão das estruturas do Estado democrático de direito por esses atores deve permanecer como um alerta para aqueles que prezam pelos valores constitucionais e democráticos.

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

CAPÍTULO II – A UNIDADE DO PODER E O SEU REFLEXO NA CONSAGRAÇÃO DE SISTEMAS DE PRESIDENTES GOVERNANTES

CAPÍTULO III – O PODER DO PRESIDENTE NO SISTEMA PRESIDENCIAL

SUBCAPÍTULO I – O PODER DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

SUBCAPÍTULO II – O PODER DO PRESIDENTE NA EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA PRESIDENCIAL, PARTICULARMENTE NA AMÉRICA LATINA

SUBCAPÍTULO III – A FUGA AO TIPO IDEAL DE SISTEMA PRESIDENCIAL

SUBCAPÍTULO IV – AS MODALIDADES DE SISTEMAS PRESIDENCIAIS

CAPÍTULO IV – O PODER DOS PRESIDENTES NOS SISTEMAS HÍBRIDOS DE PRESIDENTE GOVERNANTE

CAPÍTULO V – A REPERCUSSÃO DO AMBIENTE CONTEXTUAL NO FUNCIO­NAMENTO DOS SISTEMAS DE PRESIDENTES GOVERNANTES

SUBCAPÍTULO I – BASCULAÇÃO SISTÉMICA

SUBCAPÍTULO II – A MUTAÇÃO SISTÉMICA

CAPÍTULO VI – O PODER DOS PRESIDENTES EM FUNÇÃO DA PRESIDENCIA­LIZAÇÃO DOS PARTIDOS

CAPÍTULO VII – A LIMITAÇÃO DO PODER DOS PRESIDENTES GOVERNANTES

SUBCAPÍTULO I – FRAGMENTAÇÃO E OUTROS ASPETOS DE EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PARTIDÁRIOS

SUBCAPÍTULO II – COLIGAÇÃO COMO VEÍCULO DA LIMITAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE PODER DO PRESIDENTE

SUBCAPÍTULO III – MODIFICAÇÃO DO CONTEÚDO E FUNÇÃO DE ALGUNS ME­CANISMOS CLÁSSICOS DOS SISTEMAS DE PRESIDENTES GOVERNANTES: O CASO DO IMPEACHMENT

CAPÍTULO VIII – O CASO PARADIGMÁTICO DO BRASIL

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

É advogado, doutor em Ciências Jurídico-Políticas e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ULisboa). Lecionou em instituições universitárias de Moçambique e de Macau. Exerce a função de presidente do Fórum de Integração Brasil-Europa. Atuou como membro do governo português e deputado na Assembleia da República de Portugal. Tem livros publicados sobre direito constitucional e outras áreas do direito público, incluindo a justiça constitucional e o direito administrativo, bem como a ciência política. É autor de cerca de 100 ensaios publicados em revistas científicas de vários países.