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E-Book - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EVENTOS
-
ISBN:
9788522464531
- Edição: 1|2008
- Editora: Atlas
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R$ 111,00
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R$ 94,35
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4208222
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No processo de planejamento estratégico da empresa organizadora de eventos é importante que se considere a necessidade dessas empresas de direcionar-se para o seu negócio principal. Então, a organização de eventos pode ser uma atividade altamente com
No processo de planejamento estratégico da empresa organizadora de eventos é importante que se considere a necessidade dessas empresas de direcionar-se para o seu negócio principal. Então, a organização de eventos pode ser uma atividade altamente complexa, considerando-se a diversidade de eventos passíveis de ser realizados por elas. Dessa forma, as empresas organizadoras de eventos, em muitos casos, permitem que atividades secundárias sejam realizadas pelas empresas especializadas que formam com ela uma rede que gera eventos, atendendo visitantes, turistas, empresas e outros interessados. Este foco no negócio principal, contemplado neste livro, possibilita ao gestor da empresa organizadora de eventos o atendimento competitivo das necessidades de seus diversos eventos.
A obra apresenta um roteiro para estudo ou aplicação do processo de planejamento estratégico em eventos. Oferece exemplos de ações fundamentadas em teorias apresentadas e contextualizadas em um processo de planejamento estratégico de eventos para o Brasil. Além disso, traz teorias em uma estrutura que pode ser utilizada como livro-texto ou manual para realização de processo de planejamento estratégico em empresas de evento.
É um livro completo para quem quer aprender como realizar a gestão de eventos de um ponto de vista estratégico e considerando como fonte de sucesso para esta atividade as demais empresas da rede de eventos e turismo.
Nota sobre os Autores
Prefácio
Objetivos do livro
1 INTRODUÇÃO À ESTRATÉGIA E AO MARKETING DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
1.1 Definindo o produto evento
1.2 Visão sistêmica do planejamento estratégico do turismo de eventos
1.3 Etapas para o planejamento e a gestão estratégica de marketing em empresas organizadoras de eventos
1.4 Entendimentos
1.4.1 Processo de marketing da empresa organizadora de eventos
2 ANÁLISE DO AMBIENTE NO ENFOQUE DE REDE DA EMPRESA ORGANIZADORA DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
2.1 Descrição da rede e caracterização dos mercados de eventos
2.2 Variáveis que afetam o macroambiente de eventos
2.3 Análise do setor de turismo de eventos
2.4 Análise do cliente de eventos
2.5 A análise externa e as ações coletivas
3 ANÁLISE DA SITUAÇÃO INTERNA E DOS CONCORRENTES DA EMPRESA ORGANIZADORA DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
3.1 Análise da estrutura e do ambiente interno
3.2 Análise comparativa da concorrência
3.3 Análise dos pontos fortes e pontos fracos da empresa
4 ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E METAS DE EVENTOS E TURISMO
Objetivos do capítulo
4.1 Ferramentas para o processo de estabelecimento de objetivos e metas na empresa organizadora de eventos
5 ESTRATÉGIAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS
Objetivos do capítulo
5.1 O conceito de estratégia e as estratégias genéricas
5.2 Definição de mercado e segmentação
5.3 Estratégias de atuação, diferenciação e posicionamento
5.4 Estratégias: crescimento e diversificação
5.5 Análise de portfólios
6 DECISÕES DE PROJETOS DE EVENTOS, 83 Objetivos do capítulo
6.1 Roteiro para planejamento de projetos de eventos
6.1.1 Fase 1: preparação do evento
6.1.2 Fase II: estruturação do projeto do evento
6.1.3 Fase III: execução do evento
6.1.4 Fase IV: conclusão do evento
6.2 Gestão da qualidade do evento
6.3 Ações coletivas e parcerias em projetos de eventos
7 DECISÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
7.1 Fase de entendimento
7.2 Fase de objetivos e metas
7.3 Fase de implementação
7.4 Fase de gestão, monitoramento e revisão
7.5 Ações coletivas na distribuição de eventos
8 DECISÕES DE COMUNICAÇÃO EM EVENTOS
Objetivos do capítulo
8.1 Comunicação de eventos: fatores influenciadores e ferramentas do composto
8.2 Planejamento integrado de comunicações
8.3 Ações coletivas e parcerias em comunicações de eventos
9 DECISÕES DE FORÇA DE VENDAS E CAPTAÇÃO DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
9.1 Fase
Prefácio
Objetivos do livro
1 INTRODUÇÃO À ESTRATÉGIA E AO MARKETING DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
1.1 Definindo o produto evento
1.2 Visão sistêmica do planejamento estratégico do turismo de eventos
1.3 Etapas para o planejamento e a gestão estratégica de marketing em empresas organizadoras de eventos
1.4 Entendimentos
1.4.1 Processo de marketing da empresa organizadora de eventos
2 ANÁLISE DO AMBIENTE NO ENFOQUE DE REDE DA EMPRESA ORGANIZADORA DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
2.1 Descrição da rede e caracterização dos mercados de eventos
2.2 Variáveis que afetam o macroambiente de eventos
2.3 Análise do setor de turismo de eventos
2.4 Análise do cliente de eventos
2.5 A análise externa e as ações coletivas
3 ANÁLISE DA SITUAÇÃO INTERNA E DOS CONCORRENTES DA EMPRESA ORGANIZADORA DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
3.1 Análise da estrutura e do ambiente interno
3.2 Análise comparativa da concorrência
3.3 Análise dos pontos fortes e pontos fracos da empresa
4 ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E METAS DE EVENTOS E TURISMO
Objetivos do capítulo
4.1 Ferramentas para o processo de estabelecimento de objetivos e metas na empresa organizadora de eventos
5 ESTRATÉGIAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS
Objetivos do capítulo
5.1 O conceito de estratégia e as estratégias genéricas
5.2 Definição de mercado e segmentação
5.3 Estratégias de atuação, diferenciação e posicionamento
5.4 Estratégias: crescimento e diversificação
5.5 Análise de portfólios
6 DECISÕES DE PROJETOS DE EVENTOS, 83 Objetivos do capítulo
6.1 Roteiro para planejamento de projetos de eventos
6.1.1 Fase 1: preparação do evento
6.1.2 Fase II: estruturação do projeto do evento
6.1.3 Fase III: execução do evento
6.1.4 Fase IV: conclusão do evento
6.2 Gestão da qualidade do evento
6.3 Ações coletivas e parcerias em projetos de eventos
7 DECISÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
7.1 Fase de entendimento
7.2 Fase de objetivos e metas
7.3 Fase de implementação
7.4 Fase de gestão, monitoramento e revisão
7.5 Ações coletivas na distribuição de eventos
8 DECISÕES DE COMUNICAÇÃO EM EVENTOS
Objetivos do capítulo
8.1 Comunicação de eventos: fatores influenciadores e ferramentas do composto
8.2 Planejamento integrado de comunicações
8.3 Ações coletivas e parcerias em comunicações de eventos
9 DECISÕES DE FORÇA DE VENDAS E CAPTAÇÃO DE EVENTOS
Objetivos do capítulo
9.1 Fase
Hélio Afonso Braga de Paiva
Graduado e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial e sócio da empresa de consultoria Agrotends (2003 a 2007) Consultor da Pricewaterhousecoopers Professor do Centro Universitário Barão de Mauá
Marcos Fava Neves
Mestre e doutor em Administração de Empresas (Estratégias de Arrendamento Industrial e Citricultural) pela FEA/USP Pósgraduado em Agribusiness & Marketing Europeu na França Pósgraduado em canais (networks) de distribuição na Holanda Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) Doutro em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição de Alimentos) pela FEAUSP LivreDocente (Planejamento e Gestão Estratégica Dirigido pela Demanda) Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica Pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA) da USP desde 1992, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de Gestão Estratégica e Planejamento de Marketing para diversas empresas e cadeias do agronegócio brasileiro Professor titular FEAUSP Ribeirão Preto Excoordenador do PENSA Programa de Agronegócios da USP Criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos de Marketing e Estratégia da USP) 70 projetos públicos e privados em cinco países diferentes Autor, coautor e organizador de 26 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Urugau, Inglaterra e Holanda Articulista do jornal China Daily de Pequin e da Folha de S. Paulo Escreveu artigos para O Estado de S. Paulo e dois casos para a Universidade de Harvard Professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires Chefe do Departamento de Administração da USP Professor titular FEAUSP
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