e-Book
E-book Metodologia da Pesquisa Em Direito - 4ª Edição 2026
-
ISBN:
9786584004290
- Edição: 4|2026
- Editora: SaraivaJur
Metodologia da Pesquisa em Direito é o livro mais completo sobre pesquisa jurídica disponível no Brasil, tendo se tornado referência para trabalhos de conclusão de graduação e pós-graduação, além de dissertações e teses. Seu conteúdo une teoria e prática com o objetivo de proporcionar um eficiente guia para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
As orientações práticas contidas no livro fornecem suporte para todas as fases da pesquisa jurídica, desde a limitação do objeto de estudo à pesquisa de fontes, chegando até sua redação e formatação. Os capítulos, escritos em linguagem clara e didática por docentes altamente especializados, com ampla experiência em pesquisa, orientação de estudantes e ensino de metodologia científica, abordam todos os aspectos que costumam gerar dúvidas em estudantes da graduação e pós-graduação, além de apresentar dicas eficazes para a jornada da pesquisa e escrita acadêmica.
Este guia abrange todas as espécies de trabalhos acadêmicos: monografias (incluindo TCCs e especializações), artigos científicos, teses e dissertações, bem como as regras da ABNT.
Parte 1 - Introdução e conceitos fundamentais
1. Introdução
2. Escrita científica em direito: espécies de trabalhos acadêmicos e suas principais características
3. Pesquisa jurídica aplicada no mestrado profissional
Parte 2 - Concepção da pesquisa, localização e constituição de fontes
4. Como encontrar um tema dentro de minha área de interesse?
5. Como respondo cientificamente a uma questão jurídica controvertida?
6. Meu trabalho precisa de jurisprudência? Como posso utilizá-la?
7. A pesquisa legislativa: fontes, cautelas e alternativas à abordagem tradicional
8. Meu trabalho precisa de um capítulo histórico?
9. Achtung baby! Ou porque meu trabalho acadêmico não precisa de direito comparado... Até que se prove o contrário
Parte 3 - Planejamento e execução da pesquisa jurídica: métodos, técnicas e dicas
10. O projeto de pesquisa
11. O uso da internet para localização de fontes da pesquisa jurídica
12. O método de leitura estrutural
13. Como fazer uma revisão bibliográfica?
14. A organização da informação jurisprudencial
15. Como devo fazer entrevistas?
16. Pesquisar o “direito em ação”: observando contextos jurídico-institucionais
17. Como devo fazer pesquisa em arquivos históricos?
18. Estudo de caso na pesquisa em direito
Parte 4 - Algumas agendas contemporâneas da pesquisa jurídica
19. Direito e economia
20. Pesquisa em direito e políticas públicas
21. Direito e tecnologia
22. Direito, feminismos e gênero: um guia básico para a pesquisa
23. Direito e discriminação: agenda de pesquisa desafiadora e urgente
24. O estado da arte da pesquisa sobre o Supremo Tribunal Federal
Parte 5 - A escrita do texto científico e as boas práticas de integridade acadêmica
25. Apontamentos sobre a redação e o texto do trabalho acadêmico
26. Formatação, citações e referências: ABNT e Manual de Chicago
27. Ferramentas de informática para formatação da monografia
28. Ética e pesquisa jurídica
29. Tecnologia aplicada à pesquisa no direito: a ciência de dados jurídicos
30. Proteção de dados pessoais na pesquisa em direito: quatro casos e algumas lições
31. Inteligência artificial na pesquisa jurídica: um guia inicial
Referências
Rafael Mafei
Doutor e livre-docente em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da Faculdade de Direito da USP e professor da Faculdade de Direito da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.
Marina Feferbaum
Doutora e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora de Metodologia de Ensino da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) e do Centro de Ensino e Pesquisa em Tecnologia da FGV Direito SP. Professora associada da FGV Direito SP.