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E-Book - GESTAO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
-
ISBN:
9788522468300
- Edição: 1|2001
- Editora: Atlas
R$ 191,00
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SKU
4201028
ou em até 9x de R$ 21,22
O tema Gestão do Conhecimento emergiu na última década das discussões fechadas entre pesquisadores e profissionais de P&D das empresas, para despontar como um dos assuntos mais polemizados e menos compreendidos. Procurando avançar nessa questão e trazer u
O tema Gestão do Conhecimento emergiu na última década das discussões fechadas entre pesquisadores e profissionais de P&D das empresas, para despontar como um dos assuntos mais polemizados e menos compreendidos. Procurando avançar nessa questão e trazer uma contribuição significativa não só para o mundo acadêmico, mas principalmente para as empresas brasileiras, esta coletânea foi organizada.
Reúne artigos de pesquisadores internacionais e nacionais sobre temas como Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Competências Essenciais e apresenta o resultado de estudos realizados em diferentes países.
Reúne artigos de pesquisadores internacionais e nacionais sobre temas como Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Competências Essenciais e apresenta o resultado de estudos realizados em diferentes países.
Parte I - GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTRUTURA, EPISTEMOLOGIA E SISTEMAS DE CONHECIMENTO
GERENCIANDO SISTEMAS DE CONHECIMENTO
(J. C. Spender)
Introdução
O que os gerentes desejam da gestão do conhecimento?
Conhecimento como objeto versus conhecimento como processo
Prática gerencial do conhecimento contemporâneo
Exemplo de gestão do conhecimento do First Union Bank (US)
Tópicos-chave de uma abordagem baseada no conhecimento para a gestão organizacional
Objetivo apropriado de uma abordagem sistêmica do conhecimento
Definição do grau de incorporação
Definição de fronteiras
Aspectos dos bens públicos
Alguns significados gerenciais
Algumas conclusões
Referências bibliográficas
ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE: CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO
(Paul Duguid e John Seely Brown)
Resumo
Conhecimento da empresa
Futuro da empresa
Organização e auto-organização
Auto-organização
Tecnologia e organização
Conhecimento nas organizações
Conhecimento na prática
Prática social
Comunidades de prática
Identidade, comunidade e organização
Representação organizacional
Criando sistemas complementares
Descoberta
Mobilização
Estruturação da espontaneidade
Levando vantagem da incoerência
Interiorização do conhecimento
Intermediação do conhecimento
Intermediação por participação
Intermediação pela tradução
Intermediação mediante objetos de fronteira
Conclusão
Referências bibliográficas
DE FÁBRICAS A LOJAS DE CONHECIMENTO: AS UNIVERSIDADES E A DESCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEM CLIENTE
(Suzana Braga Rodrigues)
Fé no conhecimento
Inovação e modelos de desenvolvimento
Corporações transnacionais e inovação
Ciência básica ou inovação?
Comodificação do conhecimento científico
Força do mercado versus força das instituições: implicações para a autonomia do trabalho acadêmico
Conhecimento determinado pela instituição (ciência) ou pelos mercados: implicações para o conhecimento acadêmico em Administração
Comercialização na divulgação do conhecimento em Administração
Controle sobre a produção do conhecimento e apropriação
Conclusão
Referências bibliográficas
Parte II - GESTÃO DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E CONHECIMENTO NA EMPRESA
(Moacir de Miranda Oliveira Jr.)
Resumo
Introdução
Recursos e vantagem competitiva
Visão da empresa baseada em recursos
Competências essenciais da empresa
Empresa como agente de criação e transferência de conhecimento
Conceito de conhecimento
Componentes do co
GERENCIANDO SISTEMAS DE CONHECIMENTO
(J. C. Spender)
Introdução
O que os gerentes desejam da gestão do conhecimento?
Conhecimento como objeto versus conhecimento como processo
Prática gerencial do conhecimento contemporâneo
Exemplo de gestão do conhecimento do First Union Bank (US)
Tópicos-chave de uma abordagem baseada no conhecimento para a gestão organizacional
Objetivo apropriado de uma abordagem sistêmica do conhecimento
Definição do grau de incorporação
Definição de fronteiras
Aspectos dos bens públicos
Alguns significados gerenciais
Algumas conclusões
Referências bibliográficas
ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE: CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO
(Paul Duguid e John Seely Brown)
Resumo
Conhecimento da empresa
Futuro da empresa
Organização e auto-organização
Auto-organização
Tecnologia e organização
Conhecimento nas organizações
Conhecimento na prática
Prática social
Comunidades de prática
Identidade, comunidade e organização
Representação organizacional
Criando sistemas complementares
Descoberta
Mobilização
Estruturação da espontaneidade
Levando vantagem da incoerência
Interiorização do conhecimento
Intermediação do conhecimento
Intermediação por participação
Intermediação pela tradução
Intermediação mediante objetos de fronteira
Conclusão
Referências bibliográficas
DE FÁBRICAS A LOJAS DE CONHECIMENTO: AS UNIVERSIDADES E A DESCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEM CLIENTE
(Suzana Braga Rodrigues)
Fé no conhecimento
Inovação e modelos de desenvolvimento
Corporações transnacionais e inovação
Ciência básica ou inovação?
Comodificação do conhecimento científico
Força do mercado versus força das instituições: implicações para a autonomia do trabalho acadêmico
Conhecimento determinado pela instituição (ciência) ou pelos mercados: implicações para o conhecimento acadêmico em Administração
Comercialização na divulgação do conhecimento em Administração
Controle sobre a produção do conhecimento e apropriação
Conclusão
Referências bibliográficas
Parte II - GESTÃO DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E CONHECIMENTO NA EMPRESA
(Moacir de Miranda Oliveira Jr.)
Resumo
Introdução
Recursos e vantagem competitiva
Visão da empresa baseada em recursos
Competências essenciais da empresa
Empresa como agente de criação e transferência de conhecimento
Conceito de conhecimento
Componentes do co
Maria Tereza Leme Fleury
Socióloga
Professora titular da Faculdade de Economia, Administração da Universidade de São Paulo (FEA
USP), onde foi vice
diretora de 1998 a 2002 e diretora de 2002 a 2006
Pesquisadora de projetos de consultoria para órgãos públicos e coordenadora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (Progep
FIA)
Professora e vice
dretora da FEA
USP
Coordenadora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep)
Co
autora dos livros Aprendizagem e inovação organizacional, Cultura e poder nas organizações e Estratégias empresariais e formação de competências, publicados pela Atlas
Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Maria Tereza Leme Fleury
Socióloga
Professora titular da Faculdade de Economia, Administração da Universidade de São Paulo (FEA
USP), onde foi vice
diretora de 1998 a 2002 e diretora de 2002 a 2006
Pesquisadora de projetos de consultoria para órgãos públicos e coordenadora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (Progep
FIA)
Professora e vice
dretora da FEA
USP
Coordenadora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep)
Co
autora dos livros Aprendizagem e inovação organizacional, Cultura e poder nas organizações e Estratégias empresariais e formação de competências, publicados pela Atlas
Moacir de Miranda Oliveira Jr.
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