Livro Impresso
O Nascimento da Inteligência Na Criança
-
ISBN:
9788521638933
- Edição: 5|2024
- Editora: LTC
R$ 139,00
In stock
SKU
42203904
ou em até 6x de R$ 23,17
Nova edição com apresentação de Yves de La Taille, um dos maiores nomes da Psicologia no Brasil.
- Formato: Impresso
- Páginas: 456
- Publicação: 31/07/2024
- Capa: Brochura
- Peso: 0,54 kg
- Dimensões: 14 X 21
Algumas obras marcam suas épocas. Em relação a elas, há um antes e um depois. E uma delas é, certamente, O Nascimento da Inteligência na Criança, de Jean Piaget.
Em sua precisa e instigante apresentação, Yves de La Taille – um dos maiores nomes da Psicologia no Brasil – presenteia os leitores com um rico e detalhado relato em que costura, com maestria e profundo saber, a relevância e a contemporaneidade dos escritos de Piaget.
Nome que (quase) dispensa apresentações, Jean Piaget é considerado uma das maiores autoridades mundiais nas ciências psicológicas em todos os tempos, tendo dedicado grande parte de sua obra à análise da evolução do pensamento infantil.
Fundador da Epistemologia Genética, Piaget desenvolveu também uma teoria do conhecimento consciente como produto de uma estrutura cognitiva, que conceitua a vida como criação contínua de formas cada vez mais complexas, e de sua progressiva adaptação ao meio exterior. Para o grande cientista suíço, a inteligência é a expressão mais específica desse comportamento de adaptação.
Em O Nascimento da Inteligência na Criança, o autor dedica especial ênfase à investigação das formas da inteligência pré-verbal, colocando em exame todos os impasses biológicos concernentes a ela. Desde as suas manifestações iniciais, o nascimento e a evolução da inteligência são acompanhados e descritos nesta obra, de capital importância para pais, educadores e psicólogos em geral. Aqui vemos a criança construindo e coordenando suas ações mentais e elaborando a sua intuição espacial até conquistar a capacidade de adaptação plena e criativa ao mundo que a cerca, processos vistos à luz das relações que se estabelecem entre a razão e a organização biológica. O nascimento da inteligência se estabelece como a forma mais sofisticada que o indivíduo tem à sua disposição para ater-se ao universo em que vive, compreendê-lo e situar-se em condições de dominá-lo.
Apresentação
Prefácio à 2ª edição
Introdução: O Problema Biológico da Inteligência
PRIMEIRA PARTE: As Adaptações Sensório-Motoras Elementares
Capítulo I: A Primeira Fase: o Exercício dos Reflexos
Capítulo II: A Segunda Fase: as Primeiras Adaptações Adquiridas e a Reação Circular Primária
SEGUNDA PARTE: As Adaptações Sensório-Motoras Intencionais
Capítulo III: A Terceira Fase: as “Reações Circulares Secundárias” e os “Processos Destinados a Fazer Durar os Espetáculos Interessantes”
Capítulo IV: A Quarta Fase: a Coordenação dos Esquemas Secundários e sua Aplicação às Novas Situações
Capítulo V: A Quinta Fase: a “Reação Circular Terciária” e a “Descoberta de Novos Meios por Experimentação Ativa”
Capítulo VI: A Sexta Fase: a Invenção de Novos Meios por Combinação Mental
Conclusões: A Inteligência “Sensório-Motora” ou “Prática” e as Teorias da Inteligência
Jean Piaget
É um dos responsáveis pelo impulso da Teoria Cognitiva na educação infantil. Considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo, estudou inicialmente biologia, na Suíça, para depois se dedicar às áreas da Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra por quase trinta anos, tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e centenas de artigos e, através da observação de seus próprios filhos e de outras crianças, tornou conhecida a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Suas teorias, aplicadas em escolas ao redor do planeta, buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora para formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas antes de tudo orientar seus alunos no caminho da aprendizagem autônoma.