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Livro Impresso

O Nascimento da Inteligência Na Criança

  • ISBN:

    9788521638933

  • Edição: 5|2024
  • Editora: LTC

Jean Piaget

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42203904
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Nova edição com apresentação de Yves de La Taille, um dos maiores nomes da Psicologia no Brasil.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 456
  • Publicação: 31/07/2024
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,54 kg
  • Dimensões: 14 X 21

Algumas obras marcam suas épocas. Em relação a elas, há um antes e um depois. E uma delas é, certamente, O Nascimento da Inteligência na Criança, de Jean Piaget.

Em sua precisa e instigante apresentação, Yves de La Taille – um dos maiores nomes da Psicologia no Brasil – presenteia os leitores com um rico e detalhado relato em que costura, com maestria e profundo saber, a relevância e a contemporaneidade dos escritos de Piaget.

Nome que (quase) dispensa apresentações, Jean Piaget é considerado uma das maiores autoridades mundiais nas ciências psicológicas em todos os tempos, tendo dedicado grande parte de sua obra à análise da evolução do pensamento infantil.

Fundador da Epistemologia Genética, Piaget desenvolveu também uma teoria do conhecimento consciente como produto de uma estrutura cognitiva, que conceitua a vida como criação contínua de formas cada vez mais complexas, e de sua progressiva adaptação ao meio exterior. Para o grande cientista suíço, a inteligência é a expressão mais específica desse comportamento de adaptação.

Em O Nascimento da Inteligência na Criança, o autor dedica especial ênfase à investigação das formas da inteligência pré-verbal, colocando em exame todos os impasses biológicos concernentes a ela. Desde as suas manifestações iniciais, o nascimento e a evolução da inteligência são acompanhados e descritos nesta obra, de capital importância para pais, educadores e psicólogos em geral. Aqui vemos a criança construindo e coordenando suas ações mentais e elaborando a sua intuição espacial até conquistar a capacidade de adaptação plena e criativa ao mundo que a cerca, processos vistos à luz das relações que se estabelecem entre a razão e a organização biológica. O nascimento da inteligência se estabelece como a forma mais sofisticada que o indivíduo tem à sua disposição para ater-se ao universo em que vive, compreendê-lo e situar-se em condições de dominá-lo.

Apresentação

Prefácio à 2ª edição

Introdução: O Problema Biológico da Inteligência

PRIMEIRA PARTE: As Adaptações Sensório-Motoras Elementares

Capítulo I: A Primeira Fase: o Exercício dos Reflexos

Capítulo II: A Segunda Fase: as Primeiras Adaptações Adquiridas e a Reação Circular Primária

SEGUNDA PARTE: As Adaptações Sensório-Motoras Intencionais

Capítulo III: A Terceira Fase: as “Reações Circulares Secundárias” e os “Processos Destinados a Fazer Durar os Espetáculos Interessantes”

Capítulo IV: A Quarta Fase: a Coordenação dos Esquemas Secundários e sua Aplicação às Novas Situações

Capítulo V: A Quinta Fase: a “Reação Circular Terciária” e a “Descoberta de Novos Meios por Experimentação Ativa”

Capítulo VI: A Sexta Fase: a Invenção de Novos Meios por Combinação Mental

Conclusões: A Inteligência “Sensório-Motora” ou “Prática” e as Teorias da Inteligência

Jean Piaget

É um dos responsáveis pelo impulso da Teoria Cognitiva na educação infantil. Considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo, estudou inicialmente biologia, na Suíça, para depois se dedicar às áreas da Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra por quase trinta anos, tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e centenas de artigos e, através da observação de seus próprios filhos e de outras crianças, tornou conhecida a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Suas teorias, aplicadas em escolas ao redor do planeta, buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora para formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas antes de tudo orientar seus alunos no caminho da aprendizagem autônoma.