Livro Impresso

Diagnóstico Psicológico - A Prática Clínica.

  • ISBN:

    9788512622101

  • Edição: 1|1986
  • Editora: E.P.U.

Trinca, Walter e colaboradores

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
210550
ou em até 1x de R$ 81,60
Todos aqueles que militam na prática clínica sabem da importância e das dificuldades presentes no processo diagnóstico psicológico, mormente quando esta tarefa é apresentada ao estudante de psicologia ou ao psicólogo recém-formado. Temas Básicos de Psi...

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 124
  • Publicação: 01/11/1986
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,17 kg
  • Dimensões: 14 X 21

Todos aqueles que militam na prática clínica sabem da importância e das dificuldades presentes no processo diagnóstico psicológico, mormente quando esta tarefa é apresentada ao estudante de psicologia ou ao psicólogo recém-formado. Temas Básicos de Psicologia - Diagnóstico Psicológico - A Prática Clínica proporciona uma visão do processo diagnóstico como um todo, destacando dentro desta totalidade aspectos que seriam relevantes. Há uma tentativa de sistematização metodológica do diagnóstico psicológico, no sentido de oferecer parâmetros à prática diagnóstica, indicar referências teóricas e práticas básicas e as etapas a seguir para a consecução do mesmo.

Prefácio geral da Coleção
Prefácio

1. Contexto geral do diagnóstico psicológico (Marília Ancona-Lopez).
2. Processo diagnóstico de tipo compreensivo (Walter Trinca).
3. Referenciais teóricos do processo diagnóstico de tipo compreensivo (Walter Trinca).
4. A relação psicólogo-cliente no psicodiagnóstico infantil (Tânia Maria José Aiello Tsu).
5. Procedimentos clínicos utilizados no Psicodiagnóstico (Gilberto Safra).
6. Entrevistas clínicas (Mary Dolores Ewerton Santiago).
7. O pensamento clínico e a integração dos dados no diagnóstico psicológico (Ana Maria Trapé Trinca e Elisabeth Becker).
8. O término do processo psicodiagnóstico (Sônia Regina Jubelini).

9. Bibliografia geral

Walter Trinca – Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), além de Mestrado em Psicologia Clínica e Doutorado em Psicologia pela mesma instituição. Obteve o título de Livre Docente e de Professor Titular também pela USP, onde atuou nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo sido coordenador do programa na área de Psicologia Clínica. É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 70 projetos. Dentre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do Diagnóstico Psicológico, da Psicoterapia e da Psicanálise. Possui 14 livros publicados como autor ou organizador. É psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, da International Psychoanalytical Association, e da Academia Paulista de Psicologia.

 


Colaboradores:

Ana Maria Trapé Trinca é psicóloga pela F.F.C.L. de São Bento da Pontifícia Univeridade Católica de São Paulo e pós-graduanda em Psicologia Clínica no I.P. da USp. Atualmente é professora e supervisora de estágio de Diagnóstico Psicológico na Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Elisabeth Becker é psicóloga e pós-graduanda em Psicologia Clínica no I.P. da USP. É supervisora de estágio e professora das disciplinas Psicologia do Excepcional e Métodos de Exploração e Diagnóstico em Psicologia Clínica do I.P. da USP. Exerce a docência no I.E.S. Senador Flaquer de Santo André (SP).

Gilberto Safra é psicólogo e pós-graduando em Psicologia Clínica no I.P. da USP. É supervisor de estágio e professor da disciplina Psicoterapia Individual no I.P. da USP.

Marília Ancona-Lopes é spsicóloga pela F.F.C.L. da USP e mestre em Psicologia Clínica pela F.P. da PUC-SP. É diretora da Clínica Psicológica das Faculdades São Marcos e chefe do Departamento de Psicologia Clínica e Social do I.U.P. Faculdades Objetivo.

Mary Dolores Ewerton Santiago é psicóloga pela F.F.C.L. da USP e pós-graduanda em Psicologia Clínica pela F.P. da PUC-SP. É supervisora de estágio em Psicologia Clínica nas Faculdades Objetivo.

Sônia Regina Jubelini é psicóloga pelo I.P. da USP e pós-graduanda em Psicologia Clínica pela F.P. da PUC-SP. É supervisora de estágio em PSicologia Clínica nas Faculdades Objetivo.

Tânia Maria José Aiello Tsu é psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pelo I.P. da USP. É docente responsável pela disciplina Psicopatologia Geral no I.P. da USP.