Livro Impresso
Planejamento Estratégico
-
ISBN:
9786559774401
- Edição: 5|2023
- Editora: Atlas
De:
R$ 159,00
Por:
R$ 111,30
In stock
SKU
42202133
ou em até 5x de R$ 22,26
Planejamento estratégico: a nova jornada - da intenção aos resultados, fruto de um profundo trabalho de pesquisa teórica associado ao resgate de muitos anos de experiências práticas dos autores como consultores.
- Formato: Impresso
- Páginas: 304
- Publicação: 01/03/2023
- Capa: Brochura
- Peso: 0,71 kg
- Dimensões: 21 X 28
Traz a mais completa base conceitual no campo da estratégia das organizações. A obra se destaca pela forma objetiva como apresenta as etapas do processo de planejamento estratégico – desde a intenção estratégica até o resultado final – com ferramentas de aplicação imprescindíveis para atuar em meio à acirrada competição que ocorre no contexto dos negócios.
Nesta 5ª edição, totalmente atualizada e reformulada, diferenciais relevantes devem ser destacados:
- O primeiro capítulo apresenta as perspectivas para os cenários futuros que deixam claro que as velhas e confortáveis certezas sobre as quais as decisões estratégicas se assentavam não estão mais conosco. Daqui para frente, o sucesso vai depender de quão bem líderes se adaptarão às demandas do ambiente desafiador dos próximos tempos.
- Um capítulo ampliado dedicado à responsabilidade ambiental, social e corporativa (agenda ESG), além da responsabilidade financeira, porque toda organização deve prestar contas à sociedade e, portanto, não somente aos shareholders (acionistas), mas a todas as partes interessadas envolvidas direta ou indiretamente. É o que se espera de uma empresa ética e cidadã.
- Referências bibliográficas atualizadas.
- Acesso à Sala de Aula Virtual, que disponibiliza conteúdos adicionais ao texto, como:
- Vídeos complementares ao conteúdo da obra apresentados pelos autores.
- Casos reais relacionados ao tema de cada capítulo, de modo a associar os conceitos apresentados com exemplos reais das práticas gerenciais.
- As conhecidas e aguardadas seções clipping competitivo (novas ideias sobre estratégias), para reflexão, saiba mais, tendências em planejamento estratégico e casos para discussão, que levam o leitor a refletir e ampliar seu conhecimento sobre aspectos específicos do conteúdo.
- Glossário com os principais conceitos estudados.
- Questões de fixação dos conceitos, complementando os estudos.
Bons estudos e aplicações de sucesso!
APLICAÇÃO
Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção. Leitura complementar para disciplinas que envolvem gestão por processos, marketing industrial e avaliação de desempenho. Leitura recomendada para profissionais envolvidos em planejamento e implementação de estratégia empresarial.
Parte I – Tendências Emergentes do Mundo Organizacional
Capítulo 1 - O Paradoxal Mundo Disruptivo e como Abordá-lo
Parte II – Direcionamento Estratégico
Capítulo 2 - Processo de Planejamento Estratégico
Capítulo 3 - Intenção Estratégica
Capítulo 4 - Diagnóstico Estratégico Externo e Interno
Parte III – A Escolha Estratégica
Capítulo 5 - As Escolhas Estratégicas
Parte IV – Implementação e Execução da Estratégia Organizacional
Capítulo 6 - Implementação do Plano Estratégico
Capítulo 7 - Execução da Estratégia e Avaliação do Desempenho Organizacional
Parte V – Cidadania Organizacional
Capítulo 8 - Governança Corporativa e Sustentabilidade do Negócio
Idalberto Chiavenato
É Doutor (PhD) e Mestre em Administração pela City University Los Angeles, especialista em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduado em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, pela USP, e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi executivo de alto nível e consultor de empresas. Diretor de faculdades, professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. Foi professor da EAESP da Fundação Getúlio Vargas e do Mestrado para Estrangeiros da FGV do Rio de Janeiro. Fundador e Presidente do Instituto Chiavenato e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração, Conselheiro e Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Regional de Administração de São Paulo e Conselheiro do Conselho Federal de Administração.
Autor de 48 livros nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional Empreendedorismo publicados no Brasil, América Latina, Portugal, Espanha, Angola e Moçambique. Recebeu três títulos de Doutor Honoris Causa por universidades estrangeiras, a Comenda de Recursos Humanos pela ABHR-Nacional e o Prêmio Jabuti de Literatura. Foi Juiz do Prêmio Nacional de Qualidade da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Arão Sapiro
É professor de cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção. É graduado e mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP, com certificados de Educação Continuada pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School.
Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas sobre: liderança, planejamento estratégico, mu¬dança & engajamento e negociação & media¬ção. Possui grande experiência em consultoria para organizações nacionais e multinacionais, públicas e privadas. Mentor para a implementação das melhores práticas do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Como conferencista, viajou pelo Brasil, Angola e Estados Unidos abordando temas relaciona-dos a advocacy em prol da cultura de confiança.
Criador do Instituto de Estudos para a Coope¬ratividade (INSEC), sociedade civil de interesse público cujo objetivo é incentivar a competi¬tividade de forma sustentável no longo prazo, com uma visão que vai além do lucro no curto prazo.