Muito se fala sobre o novo papel do aluno, que vira protagonista do seu aprendizado. Mas e o do professor? Onde se encaixa com todas essas mudanças? Que papel ele passa a ter?
Vamos descobrir juntos!
Congresso de Educação 2021




Inscreva-se agora
e garanta a sua vaga para o Congresso 2021
OI! VOCÊ JÁ SE
INSCREVEU. =)
Faltam:
-
dias
-
horas
-
MIN.
-
segundos
Nossos números de 2020
h
de programação
+ de
mil
inscritos
+ de
mil
visualizações
infinitas
trocas
programação

➔ABERTURA Assistir a gravação ▶
- 18h | O futuro da universidade brasileira | José Henrique Paim (diretor do DGPE da FGV e ex-ministro da Educação)
- 18h45 | Diversidade e inclusão na educação superior | Ana Carolina Rodrigues (Generas/USP), Daniel Pereira (Instituto Federal de Alagoas), Mirian Gomes (UEFS e FAT) e Silvia Casa Nova (USP e UFMS)
- 19h30 | Mesa-redonda | Perspectivas para o ensino superior | Simone Bérgamo (SER Educacional) e Temisson José dos Santos (Grupo Tiradentes)

➔O BEM-ESTAR DO PROFESSOR Assistir a gravação ▶
- 17h | Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo | Conrado Schlochauer (doutor em Aprendizagem de Adultos pela USP)
- 17h40 | A aprendizagem como paixão compartilhada (vulnerabilidade e educação) | Eduardo Valladares (designer de Experiência de Aprendizagem)
- 18h20 | Saúde mental do professor | Questões emocionais relacionadas à docência | Alexandrina Meleiro (ABP) e Karen Scavacini (Instituto Vita Alere)

➔O NOVO PROFESSOR Assistir a gravação ▶
- 17h | Oficina: ergonomia para o professor presencial e a distância | Ricardo Ambrósio (FCMSCSP)
- 17h45 | Mídias sociais e relacionamento | Felipe Novaes (Curso Fórum)
- 18h15 | Novas formas de ensinar e aprender: metodologias ativas no ensino superior | Silvia Casa Nova (USP), Edvalda Leal (UFU), Gilberto Miranda (UFU) e Daniel Nogueira (UEL)
- 19h05 | Mindfulness na prática educacional | Celso Niskier (UniCarioca)

➔NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER Assistir a gravação ▶
- 17h | Como avaliar na educação híbrida| Valquíria Villas-Boas (UCS) e Luciano Gamez (Unifesp)
- 17h30 | Ensino por competências e desenho de disciplinas na educação superior | Irineu Gianesi (Insper), Juliana Massi (PUCPR) e Débora Mallet (Insper)
- 18h | Inovações no ensino superior | O que já está acontecendo
- Metodologias ativas nos cursos de Engenharia EAD | Gabriel Elmôr Filho (IME e Ensine.me/YDUQS) e Geraldo Gurgel (YDUQS)
- Tecnologia aplicada ao ensino de Gestão | Daniel Nogueira (UEL)
- Metodologias ativas nos cursos de Direito | Marina Feferbaum (FGV-SP) / Guilherme Klafke (FGV-SP)
- Inovações no ensino da Medicina | Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Medicina da Estácio)

andrea ramal
É consultora, escritora e palestrante. Doutora em Educação pela PUC-Rio, atua como comentarista sobre o tema na Rede Globo, no Encontro com Fátima Bernardes e na Rádio CBN, no quadro Escola da Vida.
Implantou programas de formação docente e de lideranças no Brasil, Colômbia e outros países da América Latina. Consultora na implementação de metodologias ativas e diretora do GEN Educação.

palestrantes

Conrado Schlochauer
Doutor em Aprendizagem de Adultos pela USP. Autor do best-seller Lifelong Learners: O poder do aprendizado contínuo.

Conrado Schlochauer
Empreendedor apaixonado por aprendizagem, membro-fundador e sócio da nōvi. Autor do best-seller Lifelong Learners: O poder do aprendizado contínuo. Nos últimos 20 anos, atuou com pesquisa, inovação e desenvolvimento de programas de aprendizagem para as principais empresas brasileiras. Nesse período, se formou Mestre em Criatividade pela PUC/SP e Doutor em Aprendizagem de Adultos pela USP. Também realizou uma série de especializações internacionais, incluindo o Executive Program da Singularity University. Escreve com frequência para revistas e sites nacionais, além de palestrar em grandes eventos sobre temas como inovação e transformação digital. É embaixador da SU Chapter São Paulo, casado e pai de 3 crianças que ampliam a cada dia seu entendimento sobre o processo de desenvolvimento do ser humano.

Eduardo Valladares
Designer de experiência de aprendizagem.

Eduardo Valladares
Designer de experiência de aprendizagem, pesquisador autodirigido sobre a cultura da vergonha e da importância da vulnerabilidade na educação e estudioso sobre letramento de futuros. Realiza palestras, oficinas, mentorias e capacitação de professores e assessoria para escolas sobre educação inovadora. Criador da metodologia Guia do Estudo Perfeito na plataforma Descomplica. 5 palestras internacionais: TEDx & SXSWEdu speaker. Membro da Talentos da Educação da Fundação Lemann & da Teach The Future Org. Mentor da Toti, Ensina Brasil e Iniciativa Jovem Shell. Autor do livro “Como Aprender Melhor” pela Amazon. Mais de duas décadas de experiência com educação & aprendizagem.

José Henrique Paim
Diretor do DGPE da Fundação Getúlio Vargas e Ex-Ministro da Educação.

José Henrique Paim
Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS. Professor da FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016).

Celso Niskier
Educador. Fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca.

Celso Niskier
Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj). Doutor em Inteligência Artificial. Fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca. É membro da Academia Brasileira de Educação; do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio) e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Foi Conselheiro Estadual de Educação/RJ por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior.

Simone Bérgamo
Superintendente acadêmica do Grupo Ser Educacional

Simone Bérgamo
Superintendente acadêmica do Grupo Ser Educacional, com mais de 30 anos de experiência em educação e consultoria. Possui especialização em Educação, Educação e Construtivismo e Psicossociologia do Educador, além de MBA em Gestão de IES.

Temisson José dos Santos
Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes.

Temisson José dos Santos
Avaliador institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/Ministério da Educação (INEP/MEC). Membro do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular (Funadesp) e do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE).

Silvio Pessanha Neto
Membro titular da ANM e da ABN-RJ e diretor do curso de Medicina da Estácio.

Silvio Pessanha Neto
Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia, Membro da American Association of Neuromuscular & Electrodiagnostic Medicine (AANEM), Membro Fundador da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ/ABN-RJ). Atualmente é Diretor de Operações e Gestor Nacional dos Cursos de Medicina do IDOMED - Grupo YDUQS. Atua na área de Neurologia Geral, com ênfase em Neurofisiologia Clínica, sendo Especialista em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Mestre e Doutor em Neurologia por esta instituição. Entusiasta da Educação Médica, é membro da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), desde 2003, e Vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) - Capítulo Rio de Janeiro.

Irineu Gianesi
Diretor de Assuntos Acadêmicos e professor da área de Gestão de Operações do Insper.

Irineu Gianesi
É diretor de assuntos acadêmicos do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Responsável pela gestão e desenvolvimento do corpo docente, gestão da aprendizagem, incluindo o design e a implementação de novos programas educacionais. Realizou programas de aperfeiçoamento de ensino na Harvard Business School, no Olin College of Engineering e no Babson College. Tem experiência de 30 anos em pesquisa e ensino e é coautor de três livros na área de Gestão de Operações e anos de experiência como consultor profissional em grandes empresas.

Silvia Casa Nova
Educadora. Atua em programas de pós-graduação em disciplinas de Metodologia de Ensino, com experiência em temas como Docência no Ensino Superior.

Silvia Casa Nova
É Mestre e doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), onde atua como livre-docente em Educação Contábil. Pós-doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Foi visiting scholar no Organizational Leadership, Policy and Development Department no College of Education and Human Development (OLPDCEHD) da University of Minnesota e visiting researcher na Business Research Unit do Instituto Universitário de Lisboa (BRU-IUL). É professora-associada do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e fundadora do GENERAS – Núcleo FEA/USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade.

Daniel Nogueira
Professor da UEL, com experiência em Educação com uso de tecnologias.

Daniel Nogueira
É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP, Mestre em Contabilidade pela UFPR e professor do Departamento de Ciências Contábeis da UEL. Tem um canal no YouTube no qual compartilha vídeos sobre ensino com tecnologia, contabilidade e pesquisa científica.

Edvalda Leal
Educadora. Especialista em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Edvalda Leal
É Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU. Pesquisadora na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Gilberto Miranda
Educador. Especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Gilberto Miranda
É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU.

Alexandrina Meleiro
Médica. ABP-Associação Brasileira de Psiquiatria.

Alexandrina Meleiro
Médica Psiquiatra. Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora da Comissão de Estudos e Prevenção de Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatra (ABP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (Abeps). Membro Internacional da American Psychiatric Association (APA).

Karen Scavacini
Psicóloga. Psicoterapeuta. CEO do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

Karen Scavacini
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela USP. Mestre em Saúde Pública pelo Karolinska Institutet, Fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Representante do IASP (International Association for Suicide Prevention) no Brasil.

Guilherme Klafke
Professor de pós-graduação da FGV LAW. Atua com pesquisas na área de docência no ensino superior na FGV-SP.

Guilherme Klafke
Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (2019). Líder de projeto no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP (CEPI) e professor do programa de pós-graduação lato sensu da mesma instituição (FGVLAW). Foi professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018). Foi coordenador da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público (2017), onde é professor e orientador desde 2012.

Marina Feferbaum
Coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV-SP e da área de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP.

Marina Feferbaum
Coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV DIREITO SP, onde também é professora dos programas de graduação e pós-graduação. Doutorado (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Direito pela PUC-SP (2006) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2009). Vinculada à FGV DIREITO SP desde 2004. Ministra cursos de formação docente.GV Direito SP. Ministra cursos de formação docente em todo o país.

Luciano Gamez
Psicólogo. Professor do curso de Tecnologia em Design Educacional da Unifesp, com experiência em EAD.

Luciano Gamez
Psicólogo e professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, lotado no Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp e professor do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. Realiza pesquisa na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina na Unifesp.

Felipe Novaes
Coordenador da pós-graduação em Ciências Penais do Curso Forum e professor da Emerj e da Fesudeperj.

Felipe Novaes
Advogado criminalista. Mestre em Direito pela UGF/RJ. Especialista em Direitos Humanos pela UPO – Espanha. Professor do Curso Forum/RJ. Coordenador da pós-graduação lato sensu em Ciências Penais do Curso Forum – UCAM. Professor da EMERJ e da Fesudeperj. Autor de livros.

Valquíria Villas-Boas
Coordenadora do GT de Aprendizagem Ativa da ABENGE e professora da área de Ciências Exatas e Engenharias da UCS.

Valquíria Villas-Boas
Diretora acadêmica em exercício da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e coordenadora do Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia da mesma instituição. É professora titular da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS. Tem trabalhado nas áreas de Aprendizagem Ativa para o Ensino de Física e de Engenharia, de Formação Profissional de Professores de Ensino Superior e de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática.

Ricardo Ambrosio
Fisioterapeuta e biólogo. Mestre em pesquisa em cirurgia pela FCMSCSP.

Ricardo Thiago Paniza Ambrosio
Fisioterapeuta e biólogo. Mestre em pesquisa em cirurgia pela FCMSCSP. Coordenador do curso de fisioterapia- UNIFIEO. Coordenador de pós-graduação (CBI MIAMI-Unyleya). Docente (UNIP) (Cogna). Membro da sociedade brasileira de estudo em dor (SBED). Voluntário no serviço de dor Crônica da FCMSCSP.

Débora Mallet
Mestre e Doutora em Educação (USP) e Coordenadora Executiva de Ensino e Aprendizagem (Insper).

Débora Mallet
Mestre e doutora em Educação pela FEUSP. Atualmente, é coordenadora da área de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper e preside a CPA da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, principalmente em processos de avaliação da aprendizagem, desenho de currículo e formação de professores. Docente em cursos de Pedagogia, licenciaturas e pós-graduação por mais de 20 anos, com ênfase em metodologias de ensino. Coordenadora de pós-graduação no SENAC. Autora de materiais didáticos para redes públicas e privadas de ensino com atuação em diversas formações de professores, na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e em instituições privadas de ensino.

Gabriel Elmôr
Professor do IME e Curador Ensine.me/YDUQS.

Gabriel Elmôr
Engenheiro graduado e acadêmico de longa data pelo IME e doutor em Ciências em Engenharia pela UFRJ. Com experiência marcante em EAD e estratégias e métodos de Aprendizagem Ativa, seus planos de ensino incluem Trilhas Pedagógicas que englobam as melhores práticas dos principais métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa. Ministra palestras e oficinas de capacitação de docentes relacionadas com os temas de Aprendizagem Ativa e Sala de Aula Invertida (“Flipped Classroom”).

Geraldo Gurgel
Gestor Nacional de EAD da Yduqs/Estácio.

Geraldo Gurgel
Coordenador Nacional de Cursos de Engenharia/TI a distância no Grupo YDUQS de Ensino Superior.

Juliana Massi
Coordenadora do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Docentes no Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper.

Juliana Massi
Atua na gestão acadêmica de cursos e formação de professores no ensino superior há 10 anos, tendo realizado cursos de aperfeiçoamento sobre metodologias ativas pela LASPAU/HARVARD e em Designing Student-Centered Learning Experiences pelo Franklin W. Olin College of Engineering em Boston, Massachussets. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Docentes no Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper. Também é co-founder da Future Education, a primeira aceleradora do Brasil dedicada ao desenvolvimento de startups de educação (edtechs) onde também atua na formação das pessoas para pensarem a aprendizagem. Na formação de professores, atua como docente com foco no ensino sobre desenho de disciplina e gestão da sala de aula em diferentes áreas do conhecimento.
Alguns dos milhares de comentários
DÚVIDAS FREQUENTES
A confirmação é feita automaticamente na página do evento. Ao terminar de preencher seus dados, aparecerá uma mensagem de confirmação.
Não. Uma única inscrição dá acesso a todos os dias do evento.
O evento será transmitido pelo YouTube Grupo GEN. O link de cada transmissão será enviado, por e-mail, algumas horas antes da primeira palestra de cada dia. Você já pode seguir o nosso perfil e ficar de olho no que acontece por lá. www.youtube.com/c/grupogen1
Não haverá. A inscrição no evento já confirma a sua participação.
Sim. O congresso terá certificado para todos os inscritos até o dia 08/10/2021. Assim que o evento terminar, você receberá, por e-mail, todas as instruções para ter o seu certificado gratuito.
Todas os nossos comunicados serão feitos via e-mail. É importante que você fique de olho na sua caixa de entrada e também no spam.