• Entrega Imediata

Livro Impresso

Psicologia do Desenvolvimento - Teorias e Práticas Contemporâneas

  • ISBN:

    9788521638506

  • Edição: 1|2023
  • Editora: LTC

Camila Tarif Ferreira Folquitto, Mariana Inés Garbarino e Maria Thereza Costa Coelho de Souza

R$  101,00
In stock
SKU
219216
ou em até 5x de R$ 20,20
< >
O livro aborda a Psicologia do Desenvolvimento Humano, sendo voltado para o contexto brasileiro de pesquisas nessa área de conhecimento.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 192
  • Publicação: 16/01/2023
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,30 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Psicologia do Desenvolvimento - Teorias e Práticas Contemporâneas  é um convite para que o leitor revisite modelos teóricos clássicos e contemporâneos da área e conheça especialmente o contexto brasileiro de pesquisas sobre o tema e suas possíveis contribuições para as políticas públicas voltadas à promoção da saúde.

 

Trata-se de uma nova obra de referência, indicada tanto para a pesquisa quanto para práticas profissionais, contribuindo para a reflexão e solução de problemas relacionados às transformações e interações do ser humano com o meio, em suas diversas manifestações e contextos.

 

O livro é resultado de um esforço para apresentar, sintetizar e refletir sobre a Psicologia do Desenvolvimento – desde seu percurso histórico, métodos de pesquisa, temáticas e polêmicas contemporâneas –, apontando desdobramentos e contribuições possíveis para a formação profissional, e para o desenvolvimento do ser humano em seus diversos contextos e momentos do ciclo vital.

 

O livro apresenta alguns núcleos, grupos e laboratórios brasileiros, que desenvolvem pesquisas consistentes sobre o desenvolvimento humano no país, contribuindo para a formação de profissionais, melhores práticas e elaboração de políticas públicas para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

É destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais,

dos campos da saúde e da educação.

 

***

 

“As autoras não se furtam a penetrar em áreas difíceis e polêmicas, como, por exemplo, as comparações e articulações possíveis entre as diferentes abordagens teóricas, e o fazem de maneira ponderada, longe do que não raramente se vê entre psicólogos do desenvolvimento: a eleição exclusiva de uma teoria e a ignorância total, para não dizer desprezo, das demais.”

 

Yves de La Taille

Professor Titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)

Unidade 1 Psicologia do Desenvolvimento Humano: Princípios e Métodos

Capítulo 1 Psicologia do Desenvolvimento: Definição e Percurso Histórico

Capítulo 2 Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento: Fundamentos e Métodos

Capítulo 3 Polêmicas e Controvérsias em Psicologia do Desenvolvimento

Unidade 2 Principais Modelos Teóricos e suas Contribuições para a Psicologia do Desenvolvimento

Capítulo 4 Epistemologia Genética de Jean Piaget

Capítulo 5 Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky

Capítulo 6 Teoria Sociointeracionista de Henri Wallon

Capítulo 7 Teorias Psicanalíticas e o Desenvolvimento

Capítulo 8 Teorias do Ciclo Vital, Contextos de Desenvolvimento e Individualidade Humana

Capítulo 9 Interfaces entre Perspectivas Teóricas na Psicologia do Desenvolvimento Humano

Unidade 3 Variabilidade e Normatividade no Desenvolvimento Humano

Capítulo 10 Variabilidade e Tendências no Desenvolvimento Humano

Capítulo 11 Trajetórias de Desenvolvimento no Ciclo Vital

Unidade 4 A constituição do Eu e sua Relação com o Mundo

Capítulo 12 A Constituição do Eu: Gestação, Nascimento e os Primeiros Anos de Vida

Capítulo 13 A Constituição do Eu durante a Infância

Capítulo 14 A Constituição do Eu na Adolescência

Capítulo 15 A Constituição do Eu na Vida Adulta e no Envelhecimento

Unidade 5 Tópicos e Debates Contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento

Capítulo 16 Gênero e Sexualidade

Capítulo 17 Família, Parentalidade e suas Repercussões no Desenvolvimento Humano

Capítulo 18 Desenvolvimento Humano, Desigualdades e Vulnerabilidades

Capítulo 19 Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e sua Interface no Desenvolvimento

Considerações Finais

Índice Alfabético

Camila Tarif Ferreira Folquitto

É psicóloga Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Realizou estágio de pós-doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como pesquisadora do desenvolvimento humano, com ênfase na infância e adolescência, e na área clínica.

Mariana Inés Garbarino

É psicóloga e pedagoga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Realiza pesquisas no campo do desenvolvimento humano, especialmente em contextos de dificuldade escolar e inclusão, nas perspectivas da psicanálise e da psicogênese piagetiana.

Maria Thereza Costa Coelho de Souza

É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). É pesquisadora do desenvolvimento humano, especialmente das relações entre afetividade e inteligência, e desenvolvimento e aprendizagem, de acordo com a perspectiva de Jean Piaget. Tem inúmeros artigos, livros e capítulos de livros publicados na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano.