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COMUNICAÇÃO ORAL NAS EMPRESAS: Como Falar bem e em Público

  • ISBN:

    9788522499106

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Ana Shiirlley França

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Possuir competência comunicativa é atualmente uma exigência de mercado e uma necessidade profissional e pessoal. Não obstante a fala seja o canal mais utilizado para se comunicar nas organizações e no meio social, pouco se sabe de como desenvolver a
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 232
  • Publicação: 03/06/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,46 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Possuir competência comunicativa é atualmente uma exigência de mercado e uma necessidade profissional e pessoal. Não obstante a fala seja o canal mais utilizado para se comunicar nas organizações e no meio social, pouco se sabe de como desenvolver a habilidade de falar bem e em público. Por sua vez, as escolas não ensinam o sufi ciente sobre a oralidade e sua prática. Ao mesmo tempo, as empresas também carecem de recursos para aprimorar a sua força de trabalho na área comunicativa, já que a Comunicação é, reconhecidamente, um elemento estratégico de grande valia.

O enfoque do livro é oferecer possibilidades para falar melhor e realizar apresentações em público, trazendo aos leitores relevantes informações e saberes tanto teóricos como práticos, para que articulem melhor a oralidade e sejam mais eficazes comunicativamente em suas atividades laborais e pessoais.

O capítulo inicial apresenta os aspectos da linguagem, língua e discurso. A obra, sequencialmente, traz: Aspectos gramaticais da oralidade; Discurso e organização lógica do pensamento – convencer e persuadir; Relacionamentos nas empresas: formação de equipes, conflitos e negociação. Por fim, o Capítulo 5 contém questões básicas para boa apresentação oral em público e de como realizar apresentações. Temas como esses são abordados teoricamente, ilustrados com casos práticos em todos os capítulos que revelam situações que vislumbram a realidade do dia a dia empresarial.

Obra indicada para profissionais que necessitem e tenham o desejo de falar bem no seu ambiente de trabalho, para estudantes que desejam realizar boas apresentações de seus trabalhos acadêmicos, assim como para pessoas atuantes em atividades de comunicação oral. Constitui leitura indispensável para as disciplinas Redação Empresarial e Comunicação Empresarial e outras correlatas para cursos de Administração, Comunicação e Letras, bem como para a formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.
Prefácio, ix
Apresentação, xi
Homenagem, xiii
Introdução, 1

1    Aspectos de Linguagem, Língua e Discurso: a Oralidade nas Organizações, 3
1.1    Conceitos básicos para refletir sobre o discurso oral, 4
1.2    Língua e sociedade, 5
1.3    Variações linguísticas, 7
1.4    Falares regionais e seus dicionários, 8
1.5    Gírias e palavrões: falar informal de tempo e espaço, 10
1.6    Polidez e uso de vocabulário amável e cordial, 11
1.7    As duas Redes de Comunicação nas organizações, 12
Casos de linguagem: lições empresariais de comunicação, 14

2    Aspectos Gramaticais da Oralidade, 19
2.1    Ortografia, 20
2.1.1    Emprego de letras, 20
2.2    Polissemia: parônimos e homônimos – visão semântica das palavras, 25
2.3    Ortoépia e prosódia, 34
2.4    Repetições orais – o cacoete oral, 40
2.5    Entonação, ritmo e pausa na fala: pontuação, 40
2.5.1    Sinais pausais e sinais melódicos, 40
2.5.2    O emprego da vírgula na oração, 41
2.5.3    Emprego da vírgula entre orações, 43
2.5.4    O ponto, 44
2.5.5    O ponto e vírgula, 45
2.5.6    Os dois-pontos, 46
2.5.7    As reticências, 46
2.5.8    As aspas, 48
2.5.9    Os parênteses, 49
2.5.10    O ponto de interrogação, 49
2.5.11    O ponto de exclamação, 50
2.5.12    O travessão, 51
2.6    A nova reforma ortográfica da língua portuguesa, 52
2.7    Pronomes, 53
2.7.1    Pronomes demonstrativos, 54
2.7.2    Pronomes relativos, 55
2.7.3    Pronomes possessivos, 57
2.7.4    Pronomes interrogativos, 58
2.7.5    Pronomes indefinidos, 58
2.7.6    Pronomes pessoais, 59
2.7.7    Pronome oblíquo átono, 61
2.7.8    Pronomes de tratamento, 62
2.8    Regência, crase e concordância, 64
2.8.1    Regência, 64
2.8.2    Regência – emprego da crase, 66
2.8.3    Concordância, 68
2.9    Coesão e coerência textuais, 72
2.9.1    Coesão, 72
2.9.2    Coerência, 76
Casos gramaticais: ruídos na comunicação, 78
Exercícios de oralidade, 80

3    O Discurso e a Organização Lógica do Pensamento: Convencer e Persuadir, 83
3.1    Métodos lógicos do pensamento humano, 84
3.1.1    Método Indutivo, 84
3.1.2    Método Dedutivo: método de raciocínio mais usado pela mente humana, 86
3.1.3    Método Dialético, 87
3.2    Argumentação, 88
3.2.1    Modalidade Textual Argumentativa: características, 89
3.2.2    Modelo Textual de Argumentação, 90
3.2.3    Modalidades da Argumentação, 91
3.2.3.1    Argumentação lógica: as evidências da prova, 91
3.2.3.2    Polifonia e Intertextualidade, 92
3.2.3.3    Argumentação emocional ou afetiva, 92
3.2.4    Argumentação: figuras poéticas de retórica, 93
3.3    Argumentação valorativa: valores e ética, 103
3.3.1    Respon


Ana Shirley França

É administradora, formada em Letras

Mestre em Educação e Mestre em Psicopedagogia

Professora Titular da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro

É conteudista e validadora em cursos de Administração e Ciências Contábeis, tanto na modalidade presencial como EAD

Atua no mercado como Diretora Adjunta de Ensino e Educação Corporativa do Instituto de Administração do Rio de Janeiro