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COMUNICAÇÃO ESCRITA NAS EMPRESAS: Teorias e Práticas

  • ISBN:

    9788522476237

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

Ana Shirley França

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Escrever e falar não são atos fáceis, quando se está em meio à formalidade da vida profissional. Comunicação escrita nas empresas – teorias e práticas é um referencial àqueles que desejam aprimorar a comunicação escrita e oral, assim como entender as
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 216
  • Publicação: 16/04/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,43 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Escrever e falar não são atos fáceis, quando se está em meio à formalidade da vida profissional. Comunicação escrita nas empresas – teorias e práticas é um referencial àqueles que desejam aprimorar a comunicação escrita e oral, assim como entender as interações que as linguagens realizam, a partir das novas tecnologias, ampliando recursos e possibilitando maior sinergia comunicativa no ambiente das organizações.

O livro é uma nova referência em linguagem simples e eficaz, para sanar dúvidas e aperfeiçoar pessoas de empresas que aprendem e se comunicam, internamente e externamente, em busca de sucesso pessoal e profissional. Trata de forma interdisciplinar as ciências da Administração, Comunicação e Letras, com a apresentação de conteúdos integrados, de forma a desenvolver competências comunicativas e atitudes na formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.

Alguns temas são apresentados de modo diferenciado, na perspectiva de tratar os aspectos básicos da língua portuguesa que sustentem a comunicação nas empresas e supra as dificuldades encontradas por gestores e colaboradores de organizações com a necessidade de vencer desafios e alcançar bons resultados.

Questões como a Comunicação e sua visão estratégica, a Redação básica e técnica, a Organização das ideias na comunicação, as Dificuldades gramaticas e semânticas, a Argumentação como técnica de convencer e negociar, a Comunicação nos tempos digitais e o Dicionário de termos corporativos são encontrados no livro, teoricamente e com práticas situacionais que vislumbrem a realidade do dia a dia empresarial.

Obra indicada como manual de redação e conduta textual para empresas. Leitura básica para as disciplinas Redação Empresarial e Comunicação Empresarial e outras correlatas para cursos de Administração, Comunicação e Letras, bem como para formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos. Livro de consulta para redatores de textos empresariais e outros profissionais que se dediquem à redação comercial, como secretárias, gerentes, profissionais liberais.
APRESENTAÇÃO xI

REFLEXÃO COMUNICATIVA XIII
POLIDEZ NAS AÇõES COMUNICATIVAS XIII

AGRADECIMENTOS XV

INTRODUÇÃO 1

1 A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM NÍVEL EMPRESARIAL 3
1.1 AS DUAS REDES DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIzAÇõES 4
1.2 TIPOS DE LINGUAGEM DA COMUNICAÇÃO E A TECNOLOGIA 6
1.3 CASOS DE COMUNICAÇÃO PARA ANáLISE E DISCUSSÃO 7

2 COMUNICAÇÃO ESCRITA NAS EMPRESAS – REDAÇÃO BÁSICA 21
2.1 ESTRUTURA DA REDAÇÃO 22
2.2 PARáGRAFO 23
2.3 TIPOLOGIAS TEXTUAIS E SEUS NÚCLEOS 25
2.4 ESQUEMA COMPARATIVO ENTRE AS TIPOLOGIAS 25
2.5 TIPOLOGIAS TEXTUAIS E SEUS GÊNEROS 30

3 ARGUMENTAÇÃO: O ATO DE CONVENCER E PERSUADIR 61
3.1 MODELO DE ARGUMENTAÇÃO 63
3.2 COMO PROVAR PARA CONVENCER E PERSUADIR 64
3.3 Casos Situacionais de Argumentação 70

4 FATOS GRAMATICAIS APLICADOS À COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 73
4.1 Abreviaturas e Abreviações 74
4.2 Pronomes de Tratamento 75
4.3 Siglas Econômico-Financeiras 81
4.4 Abreviaturas OFICIAIS Dos Estados DA Federação E Adjetivos Pátrios 86
4.5 Correção Gramatical 88
4.6 Pontuação 102
4.6.1 A vírgula 103
4.6.2 O ponto 106
4.6.3 O ponto e vírgula 107
4.6.4 Os dois-pontos 108
4.6.5 As reticências 109
4.6.6 As aspas 110
4.6.7 Os parênteses 111
4.6.8 O ponto de interrogação 112
4.6.9 O ponto de exclamação 112
4.6.10 O travessão 113
4.7 O NOVO ACORDO OrtográficO da Língua Portuguesa 116

5 INCORREÇÕES SEMÂNTICAS NA COMUNICAÇÃO ESCRITA 119
5.1 Tautologia – Pleonasmo 120
5.2 Repetir ou usar sinônimos? 121
5.3 Outras redundâncias a serem abolidas do texto 121

6 REDAÇÃO TÉCNICA NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 123
6.1 Distinção entre a Redação Criativa e a Redação Técnica 124
6.2 Aspectos Online da Comunicação Empresarial 125
6.3 O E-mail – uma redação breve com passos a seguir 125
6.4 REDAÇÕES TÉCNICAS – ADMINISTRATIVAS E COMERCIAIS 127
6.5 CHAVÕES DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ESCRITA 129
6.6 TIPOS DE REDAÇÃO TÉCNICA 131
6.7 CASOS DE REDAÇÕES TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS E COMERCIAIS 173

7 DICIONÁRIO DE TERMOS CORPORATIVOS 183

REFERÊNCIAS 189
ÍNDICE REMISSIVO 191


Ana Shirley França

É administradora, formada em Letras

Mestre em Educação e Mestre em Psicopedagogia

Professora Titular da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro

É conteudista e validadora em cursos de Administração e Ciências Contábeis, tanto na modalidade presencial como EAD

Atua no mercado como Diretora Adjunta de Ensino e Educação Corporativa do Instituto de Administração do Rio de Janeiro