• Entrega Imediata

Livro Impresso

EMPREENDEDORISMO: Uma Abordagem Prática e Descomplicada

  • ISBN:

    9788522493951

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Luiz dos Santos Lins

De: R$  102,00 Por: R$  49,90
In stock
SKU
4215071
ou em até 2x de R$ 24,95
< >
Muitos futuros empreendedores julgam que uma boa ideia e disposição são suficientes para ter sucesso. De fato, uma boa ideia sempre é muito bem-vinda, e disposição e dedicação são virtudes fundamentais em qualquer tipo de futura atividade comercial.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 168
  • Publicação: 08/12/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,34 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Muitos futuros empreendedores julgam que uma boa ideia e disposição são suficientes para ter sucesso. De fato, uma boa ideia sempre é muito bem-vinda, e disposição e dedicação são virtudes fundamentais em qualquer tipo de futura atividade comercial. Entretanto, estes requisitos, embora importantíssimos, não são suficientes para o início e expansão de um empreendimento com fins lucrativos. É preciso bem mais que isto.

Abrir e manter uma atividade comercial pode demandar rotinas complexas, muito trabalhosas e que requerem diversas qualidades e conhecimentos do empreendedor. Algumas destas qualidades são inatas e os conhecimentos e demais qualidades devem ser adquiridos e desenvolvidos com muito treinamento, dedicação e empenho no aprendizado.

Este livro foi elaborado numa linguagem simples e objetiva, evitando-se ao máximo o uso de termos técnicos, de forma a propiciar um bom entendimento para todos os públicos. Nesse sentido, está estruturado em duas partes e oito capítulos. Na Parte I são abordados os principais aspectos a serem considerados antes de iniciarmos uma atividade empresarial. Está dividida nas seguintes seções: Introdução; Avaliando um futuro negócio; Entendendo os principais conceitos e demonstrativos contábeis.

A Parte II contém os principais aspectos após o início das atividades empresariais. Está dividida da seguinte forma: Regimes de tributações; Noções de custos empresariais; Noções de gestão financeira; Noções de controles internos e auditoria e Estudos de casos.

Ao final de todos os capítulos há exercícios de fixação e no último capítulo são apresentados diversos estudos de casos.

Livro de relevante interesse para futuros empreendedores e novos empreendedores que buscam conhecimentos básicos de gestão financeira, custos e controles. Atende ainda os programas da disciplina Empreendedorismo nas principais faculdades do Brasil, abrangendo, além do curso de Ciências Contábeis, principalmente os cursos de Administração, Economia, Engenharia e Direito. Aplica-se ainda aos cursos de Pós-Graduação para não contadores, bem como diversos cursos de extensão na área de gestão.
Apresentação, vii

Parte I – Antes de Iniciar uma Atividade Empresarial, 1

1 Considerações iniciais, 3
1.1 Introdução, 3
1.2 Considerações iniciais e básicas de um negócio, 5
1.3 Exercícios de fixação, 16

2 Avaliando um futuro negócio, 18
2.1 Planejamento empresarial, 19
2.1.1 Planejamento estratégico, 20
2.1.2 Planejamento operacional e financeiro, 23
2.1.3 Planejamento de vendas e marketing, 26
2.2 Exercícios de fixação, 32

3 Entendendo os principais conceitos e demonstrativos contábeis, 33
3.1 Entendendo os principais conceitos e demonstrativos contábeis, 33
3.2 Principais demonstrativos contábeis, 37
3.2.1 Balanço Patrimonial (BP), 37
3.2.2 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), 40
3.2.3 Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), 43
3.3 Conceitos contábeis básicos, 44
3.4 Exercícios de fixação, 48

Parte II – Depois de Começar uma Atividade Empresarial, 51

4 Entendendo regime de tributação, 53
4.1 Simples, 53
4.2 Lucro presumido, 58
4.3 Lucro real, 59
4.4 Outros tributos, 61
4.5 Exercícios de fixação, 68

5 Entendendo os custos empresariais, 70
5.1 Conceitos básicos de custos, 71
5.2 Margem de contribuição, 76
5.2.1 Margem de contribuição com fator de restrição, 80
5.3 Ponto de equilíbrio, 82
5.3.1 Ponto de equilíbrio para mais de um produto, 85
5.4 Exercícios de fixação, 87

6 Entendendo a gestão financeira, 93
6.1 Estabelecimento do preço de venda: a vista e a prazo, 94
6.1.1 Fixação de preços com base em custos, 96
6.1.2 Preços com base no retorno sobre os investimentos, 99
6.2 Análise de evolução e desempenho do negócio, 101
6.2.1 Análise de evolução, 101
6.2.1.1 Avaliação horizontal e vertical, 101
6.2.2 Análise de desempenho, 111
6.2.3 Análise de retornos, 116
6.3 Exercícios de fixação, 119

7 Entendendo controles internos e auditoria interna, 123
7.1 Controles internos, 123
7.1.1 Controles internos por áreas, 126
7.2 Auditoria interna, 130
7.3 Exercícios de fixação, 132

8 Estudos de casos, 134
8.1 Planejamento de negócios (Capítulos 1 e 2), 134
8.2 Contabilidade e tributos (Capítulos 3 e 4), 140
8.3 Custos (Capítulo 5), 143
8.4 Gestão financeira (Capítulo 6), 146
8.5 Auditoria e controles internos (Capítulo 7), 151

Referências, 155


Luiz dos Santos Lins

Doutor em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ

Mestre em Contabilidade Gerencial pela FACC/UFRJ

Especialista em Contabilidade Financeira pela FGV/RJ

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ (1988)

Professor universitário desde 1989

Professor adjunto da UFRJ desde 1996

Professor dos programas de MBA em Gestão Financeira e Controladoria e Gestão Empresarial de diversas instituições

Coautor de cinco livros lançados nas áreas de custos, contabilidade e gestão do petróleo. Autor de diversos artigos no Brasil e no exterior

Consultor de empresas nas áreas de Custos, Auditoria e Perícia