Livro Impresso
As Razões do Direito - Teoria da Argumentação Jurídica
-
ISBN:
9788530951009
- Edição: 2|2014
- Editora: Forense Universitária
R$ 171,00
In stock
SKU
1213239
ou em até 8x de R$ 21,38
Manuel Atienza, Catedrático de Direito é professor na Faculdade de Direito da Universidade de Alicante; na universidade Pompeu FaO tema de que trata este livro, a argumentação jurídica, interessa-me há muito tempo e por várias razões. A mais importante é
- Formato: Impresso
- Páginas: 300
- Publicação: 07/04/2014
- Capa: Brochura
- Peso: 0,35 kg
- Dimensões: 14 X 21
Manuel Atienza, Catedrático de Direito é professor na Faculdade de Direito da Universidade de Alicante; na universidade Pompeu FaO tema de que trata este livro, a argumentação jurídica, interessa-me há muito tempo e por várias razões. A mais importante é que não concebo – e por isso não iria tampouco pôr em prática – a filosofia do Direito como uma disciplina fechada em si mesma e elaborada não apenas por, mas também para filósofos do Direito. Na minha opinião, a filosofia do Direito deve cumprir uma função de intermediação entre os saberes e as práticas jurídicas, por um lado, e o resto das práticas e saberes sociais, por outro. Isso significa também que os destinatários dos textos de filosofia do Direito não deveriam ser apenas outros filósofos do Direito, mas também – e até fundamentalmente – os cultivadores de outras disciplinas, jurídicas ou não, assim como os juristas com atuação prática e os estudantes de Direito.bra, Barcelona; Centro de Estudos Constitucionais, Madri e Instituto Tecnológico do México.
NOTA PRELIMINAR
Capítulo 1: DIREITO E ARGUMENTAÇÃO
Capítulo 2: A TÓPICA E O RACIOCÍNIO JURÍDICO
Capítulo 3: PERELMAN E A NOVA RETÓRICA
Capítulo 4: A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO DE TOULMIN
Capítulo 5: NEIL MACCORMICK: UMA TEORIA INTEGRADORA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Capítulo 6: ROBERT ALEXY: A ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA COMO DISCURSO RACIONAL
Capítulo 7: PROJETO DE UMA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
BIBLIOGRAFIA
Manuel Atienza, Catedrático de Direito é professor na Faculdade de Direito da Universidade de Alicante; na universidade Pompeu Fabra, Barcelona; Centro de Estudos Constitucionais, Madri e Instituto Tecnológico do México.