Livro Impresso
A Interpretação das Culturas
-
ISBN:
9788521613336
- Edição: 1|1989
- Editora: LTC
R$ 180,00
In stock
SKU
6089
ou em até 9x de R$ 20,00
Clifford Geertz é um dos mais originais e estimulantes antropólogos de sua geração e o mais destacado proponente do movimento intelectual para revigorar o estudo da cultura como sistema simbólico.A Interpretação das Culturas – em reimpressão atual, com o
- Formato: Impresso
- Páginas: 224
- Publicação: 30/10/1981
- Capa: Brochura
- Peso: 0,54 kg
- Dimensões: 21 X 28
Clifford Geertz é um dos mais originais e estimulantes antropólogos de sua geração e o mais destacado proponente do movimento intelectual para revigorar o estudo da cultura como sistema simbólico.
A Interpretação das Culturas – em reimpressão atual, com o novo acordo ortográfico – garantiu para o seu autor o Sorokin Prize da American Sociological Association em 1974. O livro consubstancia as concepções geertzianas sobre o que é cultura, o papel que desempenha na vida social e como deve ser adequadamente estudada, em uma tentativa de esclarecimento sistemático do próprio conceito cultural em suas relações com o comportamento real de indivíduos e grupos.
A linha de pensamento geertzianodenuncia uma vigorosa coerência e um esforço para transmitir sistematicamente ao leitor ideias originais que colocam A Interpretação das Culturas na linha dos grandes livros de Antropologia Cultural do século passado.
Edição atualizada segundo o novo acordo ortográfico.
PARTE I
1. Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura
PARTE II
2. O Impacto do Conceito de Cultura sobre o conceito de homem
3. O Crescimento da Cultura e a Evolução da Mente
PARTE III
4. A Religião como Sistema Cultural
5. “Ethos”, Visão do Mundo e a Análise de Símbolos Sagrados
PARTE IV
6. A Ideologia como Sistema Cultural
7. A Política do Significado
PARTE V
8. Pessoa, Tempo e Conduta em Bali
9. Um Jogo Absorvente: Notas sobre a Briga de Galos Balinesa
Agradecimentos
Clifford Geertz (1926-2006) foi eminente antropólogo norte-americano e professor emérito de Ciências Sociais no Institute for Advanced Study da Princeton University. Graduou-se em filosofia e inglês pela Antioch College e obteve o título de doutor em antropologia pela Harvard University. Foi fundador da Antropologia Hermenêutica, a partir dos estudos neo-kantianos de Ernst Cassirer. Fez pesquisas etnográficas na Indonésia e no Marrocos e, em sua obra, foi influenciado pelos pensadores Wittgenstein e Max Weber.
Recebeu premiações como Sorokin Prize da American Sociological Association (1974), National Book Critics Circle Prize in Criticism (1988) e Fukuoka Asian Cultural Prize (Academic, International, 1992), além de ter sido homenageado pela Princeton University e por várias outras instituições. Traduzido em mais de vinte idiomas, Geertz escreveu dezenas de artigos em livros e revistas especializadas.