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Livro Impresso

A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas

  • ISBN:

    9788512307800

  • Edição: 4|2005
  • Editora: E.P.U.

Gomes, Candido Alberto

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210567
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Com base numa experiência de dez anos, esta obra tem sido sucessivamente reformulada para oferecer uma visão ampla, sintética e atualizada da Sociologia da Educação. Com o enfoque sociológico sendo cada vez mais utilizado para analisar a realidade da e...

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 280
  • Publicação: 01/02/2004
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,29 kg
  • Dimensões: 14 X 21

Com base numa experiência de dez anos, esta obra tem sido sucessivamente reformulada para oferecer uma visão ampla, sintética e atualizada da Sociologia da Educação. Com o enfoque sociológico sendo cada vez mais utilizado para analisar a realidade da educação nacional, o público reafirma a necessidade de um trabalho que mostre o chão onde pisamos e, ao mesmo tempo, abra as janelas para as últimas tendências teóricas e constatações verificadas em outros países. A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas atualiza os enfoques teóricos; aborda a escola e seu micro-universo, onde ocorre o processo educacional, incluindo a questão das violências, e faz uma ampla análise das relações entre a educação e as desigualdades sociais. Passando, assim, às implicações práticas, o trabalho resenha a literatura nacional e internacional, norteada pela questão: é possível construir uma escola democrática e eficaz? Nesse sentido, a obra analisa os impactos das diferenças sociais entre alunos, entre sistemas educacionais, entre escolas e dentro das escolas, sempre orientada pelas perguntas: como as práticas utilizadas podem conduzir às desigualdades? Como, aos níveis micro e macro, se pode agir no sentido de alcançar uma educação mais acessível, de melhor qualidade e que beneficie todos os grupos sociais democraticamente, fazendo com que os direitos da lei se concretizem na realidade?

Com base numa experiência de dez anos, esta obra tem sido sucessivamente reformulada para oferecer uma visão ampla, sintética e atualizada da Sociologia da Educação. Com o enfoque sociológico sendo cada vez mais utilizado para analisar a realidade da educação nacional, o público reafirma a necessidade de um trabalho que mostre o chão onde pisamos e, ao mesmo tempo, abra as janelas para as últimas tendências teóricas e constatações verificadas em outros países. A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas atualiza os enfoques teóricos; aborda a escola e seu micro-universo, onde ocorre o processo educacional, incluindo a questão das violências, e faz uma ampla análise das relações entre a educação e as desigualdades sociais. Passando, assim, às implicações práticas, o trabalho resenha a literatura nacional e internacional, norteada pela questão: é possível construir uma escola democrática e eficaz? Nesse sentido, a obra analisa os impactos das diferenças sociais entre alunos, entre sistemas educacionais, entre escolas e dentro das escolas, sempre orientada pelas perguntas: como as práticas utilizadas podem conduzir às desigualdades? Como, aos níveis micro e macro, se pode agir no sentido de alcançar uma educação mais acessível, de melhor qualidade e que beneficie todos os grupos sociais democraticamente, fazendo com que os direitos da lei se concretizem na realidade?