Busca avançada Busca avançada
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)          Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)                  SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)                  Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)                  SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)                  Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)                  SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)                  Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)                  SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)                  Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)                  SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)                  Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)        SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.
   frete  FRETE GRÁTIS (via Total Express) nas compras acima de R$ 199,00. (Valor Liquído)                  Parcele em até 8x (parc. mín. de R$ 45)                  SAC: (11) 5080-0751 seg. a sex. das 8h às 18h.

E-Book - WEBWRITING

Autor: Bruno Rodrigues

ISBN: 9788522488872
Publicação: 29/04/2014
Edição: 1|2014
Formato:
Páginas: 141
Acabamento da capa:
Selo Editorial: Atlas
R$36,00
Como se comporta o texto na mídia digital? Existe diferença entre escrever para o meio impresso e o meio online? Como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídias é a regra?Há duas décadas, o autor – um dos mais respeitados especialistas em redação p...

INFORMAÇÕES SOBRE O VITALSOURCE BOOKSHELF

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.

Compartilhe:

Sinopse

Detalhes

Como se comporta o texto na mídia digital? Existe diferença entre escrever para o meio impresso e o meio online? Como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídias é a regra?

Há duas décadas, o autor – um dos mais respeitados especialistas em redação para a web do mundo – tem pesquisado e trabalhado arduamente para responder a estas e tantas outras perguntas de uma extensa lista de questionamentos sobre a dinâmica da informação no meio online. Além das respostas, o texto torna a prática da redação digital a base para a teoria que fundamenta suas páginas, oferecendo as orientações necessárias para adaptar a escrita ao meio online.

O leitor vai compreender em detalhes a função das camadas de um sistema de informação; perceber a importância dos pequenos textos das primeiras páginas de sites, portais e blogs; ter em mãos um verdadeiro checklist de ações a serem tomadas para elaborar o texto principal dos assuntos que for abordar; e entender toda a riqueza das camadas de detalhamento e sua importância para o sucesso de um projeto.

A obra apresenta, também, a relação da escrita para a web com Arquitetura da Informação e Usabilidade, temas relevantes e constantes no dia a dia do profissional de Comunicação Digital. Por fi m, o leitor vai ter acesso a noções básicas – e práticas – sobre Marketing de Conteúdo, poderosa ferramenta de adaptação da informação às demandas dos públicos do meio online.

Obra essencial para quem trabalha com Comunicação ou Marketing, Webwriting: redação para a mídia digital é um recurso indispensável para desvendar as transformações tecnológicas e de conteúdo pelas quais passamos, todos os dias, no cenário da mídia digital.

Livro-texto para a disciplina Redação nos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Rádio e Tevê, Jornalismo Online em Jornalismo, e para os cursos de pós-graduação em Marketing Digital e especializações em Gestão de Conteúdo, Mídias Sociais e Experiência do Usuário.

Leitura complementar para as disciplinas Teoria da Comunicação em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Rádio e Tevê, Língua Portuguesa e Produção de Textos em Letras, Arquitetura da Informação em Biblioteconomia e Roteiro em Produção de Games.

Manual de consulta para profissionais que lidam com Comunicação Digital, Marketing, Redação, Gestão de Conteúdo, Otimização para Sistemas de Busca (SEO), Arquitetura da Informação, Usabilidade, Games e Tecno

Sumário

Prefácio (Fred Amstel), ix
Apresentação (Mario Cavalcanti), xiii
Introdução (Tiago Dória), xv

‘TIRA-DÚVIDAS’, 1
A experiência da escrita, 1
Desmistificando a redação online: alguns esclarecimentos, 1
Perguntas e respostas sobre Webwriting, 2

COMEÇANDO, 4
Seus primeiros passos em webwriting, 4
Vale a pena ouvir os jornalistas da velha guarda?, 5
A ‘cozinha maravilhosa’ do webwriter, 6
Conselhos para os redatores, 7

OS PRINCÍPIOS, 10
Persuasão, 10
Objetividade, 12
Visibilidade, 12

AS CAMADAS DA ‘CEBOLA’, 15
Sobre a distribuição da informação em um site, 15
1a Camada: a Camada de Apresentação, 16
2a Camada: a Camada Genérica, 16
3a Camada: a Camada de Detalhamento, 17

OS ELEMENTOS DO TEXTO, 20
Um tripé essencial, 20
Títulos para textos de destaques, 20
Textos de destaques, 21
Títulos para textos principais, 21
Textos principais, 22
Títulos para textos de detalhamento, 22
Textos de detalhamento, 23
Links, 23

OUTROS FORMATOS DA INFORMAÇÃO, 26
A informação além da palavra: Imagem, Áudio e Vídeo, 26
Imagem: Fotografia e Ilustração, 26
Imagem: Ícone, 27
Imagem: Infográfico, 28
Imagem: Banner, 29
Áudio, 29
Vídeo, 30

REDAÇÃO PARA ITENS ESPECÍFICOS, 31
Uma atenção especial, 31
Conteúdos institucionais, 31
Conteúdos sobre serviços, 32
Conteúdo para ‘Fale Conosco’, 33
Conteúdo para ‘Ajuda’, 33
Conteúdo para ‘Tutorial’, 34

REDAÇÃO PARA INTRANETS, 35
Como escrever para portais corporativos, 35

REDAÇÃO PARA MÍDIAS SOCIAIS, 39
O dom da palavra nas mídias sociais, 39
Redação para microblogs, 41
Redação para blogs corporativos, 42
Entre site e rede social, escolha os dois, 42

REDAÇÃO E JORNALISMO ONLINE, 45
Jornalismo é redação ou apuração?, 45
O que realmente é jornalismo online, 46
No longo apocalipse do impresso, a permanência do editor, 48

O MERCADO, 50
Para lidar com Comunicação Digital: somos todos pioneiros, 50
Para lidar com Comunicação Digital: três atributos indispensáveis, 51
Para lidar com Comunicação Digital: o que merece – e o que não merece – sua atenção, 53
Qual é o perfil do webwriter?, 54
Como cobrar por trabalhos de webwriting?, 56
Para enfrentar o cliente, 57
O momento das propostas, 58
Por que o redator não se recicla?, 59
Todos podem escrever, 61
(Ainda sobre) Todos podem escrever, 61
Somos todos vítimas do ‘achismo’, 63
‘Procura-se redator para a mídia digital’, 64

PENSANDO O CONTEÚDO, 67
O retorno da palavra, 67
Seu conteúdo é uma célula, 68
O conteúdo c

Autoria


Bruno Rodrigues

Especialista em Informação para a Mídia Digital

Consultor

Autor do primeiro livro sobre Webwriting em língua portuguesa, Webwriting: pensando o texto para a mídia digital (2000), e de sua continuação, Webwriting: redação & informação para a web (2006)

Produziu para o Governo Federal o padrão brasileiro de redação online, Padrões Brasil e

Gov: Cartilha de Redação Web (2010)

Em 15 anos, prestou consultoria e ministrou treinamentos em Webwriting e Arquitetura da Informação para mais de 50 empresas no Brasil e no exterior

Outras versões disponíveis

Você selecionou o formato E-Book.

Frete