• Entrega Imediata

Livro Impresso

Manual da Licitação

  • ISBN:

    9786559770274

  • Edição: 3|2021
  • Editora: Atlas

José Calasans Junior

R$  181,00
In stock
SKU
4218115
ou em até 9x de R$ 20,11
< >
A Lei nº 14.133/2021 e suas inovações. Manual da Licitação apresenta as mudanças legislativas, que não é apenas conceitual, mas envolve, também, a sistemática de processamento das licitações.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 416
  • Publicação: 12/05/2021
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,66 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Com a experiência adquirida ao longo da atividade profissional desenvolvida em empresas estatais e na administração pública direta, José Calasans Junior faz uma análise crítica sobre aspectos relevantes da nova lei e oferece uma orientação prática para a compreensão e aplicação do novo regramento das licitações públicas.

Parte I – Teoria da Licitação

Capítulo 1 – Fundamentos da Licitação

Capítulo 2 – Princípios da Licitação

Capítulo 3 – Considerações Gerais Sobre a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)

Capítulo 4 – Estrutura do “Processo Licitatório”

Capítulo 5 – Modalidades de Licitação

Capítulo 6 – Divulgação da Licitação

Capítulo 7 – Julgamento da Licitação

Capítulo 8 – Contratação Direta

Capítulo 9 – Instrumentos Auxiliares das Licitações

Capítulo 10 – Contratos Administrativos

Capítulo 11 – Recursos Administrativos

Parte II – Prática da Licitação

Roteiros de Procedimento

Modelos e Formulários

 

Sumário completo disponível aqui.

José Calasans Junior

É advogado, especialista em Direito da Eletricidade e Direito Administrativo. Fez cursos de especialização em administração na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi advogado da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) desde 1968, tendo chefiado o Departamento Jurídico da empresa, até maio de 1995, quando se aposentou.

Ao longo de sua atividade profissio­nal de mais de três décadas, especializou-se, também, em questões relacionadas com a licitação, tendo presidido, por vários anos, comissões permanentes e especiais de licitação, inclusive para contratações vinculadas a financiamentos de organismos internacionais, como Banco Mundial, Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi autor dos regulamentos de contratação da Coelba (quando ainda empresa estatal) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Como Consultor Jurídico do Ministério de Minas e Energia (1995 a 1999), foi responsável pela elaboração do projeto do Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petrobras, aprovado pelo Decreto Federal

nº 2.745, publicado no Diário Oficial da União de 25 de agosto de 1998. Além de artigos publicados em revistas es­pecializadas, ministrou palestras em diversos seminários e cursos sobre licitações e contratos.