• Entrega Imediata

Livro Impresso

INOVAÇÃO E MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS

  • ISBN:

    9788522463589

  • Edição: 1|2011
  • Editora: Atlas

Marcelo Veras

De: R$  143,00 Por: R$  121,55
In stock
SKU
4211073
ou em até 6x de R$ 20,26
< >
Inúmeros são os desafios para todo o processo educativo, bem como o de ser professor no século XXI. O acúmulo de informação, a velocidade da tecnologia, a evolução constante da prática pedagógica e as profundas transformações ocorridas no perfil do princi
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 176
  • Publicação: 20/06/2011
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,36 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Inúmeros são os desafios para todo o processo educativo, bem como o de ser professor no século XXI. 

O acúmulo de informação, a velocidade da tecnologia, a evolução constante da prática pedagógica e as profundas transformações ocorridas no perfil do principal sujeito de todo processo - o aluno - trazem questões para as quais não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa: o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, impõe novas demandas para o professor e o estimula a repensar continuamente seu papel e sua prática.

O professor do século XXI tem toda a produção intelectual dos séculos passados incorporada e o desafio de refutar as visões simplistas que opõem as múltiplas linguagens à realidade do aprendizado acadêmico, lançando mão de métodos mais adequados e adaptados à realidade contemporânea e a sua absorção imediata pelos humores do mercado.

Neste sentido, também se faz necessário estender e reinventar a prática educativa, compreendendo o cruzamento e a aproximação de três vetores: tempo, espaço e velocidade. 

Esta é a proposta deste livro, ressignificar a prática, dialogar com o novo, abrir-se às novas tecnologias e linguagens de modo a manter-se plural sem perder as raízes, os valores e a qualidade aprofundada das experiências que a vivência em sala de aula promove.

Obra recomendada para os profissionais de educação que tenham como desafio melhorar o nível de motivação de seus alunos em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia de Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação que as utilizam em seus currículos.

Prefácio (Luiz Francisco Gracioso)

1 Introdução (Eliane El Badouy Cecchettini), 1

2 Modelo Pedagógico ESAMC (Marcelo Veras), 19
2.1 Qual é a definição de cada uma dessas competências para o mercado?, 26
2.2 Quais são os atributos que tangibilizam cada competência?, 27
2.3 Como fazer para avaliar esses atributos?, 32
2.4 Como fazer para desenvolver esses atributos?, 32

3 Coaching e o Desenvolvimento de Competências Empresariais (Adriano Novaes), 36

4 Métodos (Adriano Pedro Bom, Anderson César Gomes Teixeira Pellegrino, Caio Ravaglia, Carolina Lourenço Defilippi Gonçalves, Eliane El Badouy Cecchettini, Manuela Santin Souza de Stefano, Marcelo Augusto Scudeler, Marcelo Veras, Silvia Cristina Prado e Sylvia Helena Furegatti), 44
4.1 Métodos com dramatização - Desenvolvimento de conceitos, 44
4.2 Métodos com dramatização - Aplicação de conceitos, 54
4.3 Métodos sem dramatização - Desenvolvimento de conceitos, 91
4.4 Métodos sem dramatização - Aplicação de conceitos, 126

5 Considerações finais (Adriano Pedro Bom), 154

Bibliografia, 157

Nota sobre os autores, 159


Adriano Novaes

MBA (especialização lato sensu) em Marketing pela ESPM

Mestrado (stricto sensu) em Administração

Bacharel em Administração de Empresas

Atualmente é diretor acadêmico da ESAMC Uberlândia

Professor de graduação e MBA nos conteúdos de Marketing, Estratégia e Planejamento

Presidente do Comitê de Business Affairs da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio)

Diretor CDL (Câmara de Dirigentes Lojista)

Vice

presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)

Participa do conselho editorial da revista Idea (revista científica)

Atua no meio acadêmico desde 1999 e no meio empresarial desde 1981, onde atuou como diretor e empresário em vários negócios como distribuidoras Volkswagen e Mitsubishi, locadoras de veículos e lojas de peças e tintas


Adriano Pedro Bom

Mestre em Qualidade Total pela Unicamp

Quality Engineer (ASQ

USA)

Coordenador e docente das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Operações da ESAMC

Sócio diretor da Propter Qualiem Consultoria

Tem prestado serviços a organizações como CPQD, Embrapa, SEBRAE, KSPG, Valeo, Unimed, Nutriplant, Opto, dentre outros, como consultor e especialista em formação gerencial


Anderson César Gomes Teixeira Pellegrino

Graduado em Economia pela PUC

SP

Mestre em Economia pela UNICAMP

Atuou na área de Operações Internacionais da Natura Cosméticos

Foi prof essor do SEBRAE

SP. Principais livros: Economia: fundamentos e práticas aplicados à realidade brasileira (2005); Nas sombras do subdesenvolvimento (2005) e MERCOSUL em debate (2001)

É professor, coordenador de Economia e Relações Internacionais e diretor acadêmico da ESAMC de Campinas


Caio Ravaglia

Especialista em Direito Constitucional (PUCCamp)

Graduado em Direito pela PUCCamp

Coordenador da área de Direito Público

Professor de Direito Constitucional e Empresarial da ESAMC

Advogado


Carolina Lourenço Defilippi Gonçalves

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC de Campinas

Especialista em Direito Penal pelo IPG (Instituto de pós

Graduação)

Especialista em Crimes contra a Organização do Trabalho pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano)

Advogada criminalista, coordenadora nacional da área de Propedêutica e Criminologia da ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)

Professora de Direito Penal e supervisora da pós

Graduação do UNISAL

Professora de Direito Penal

Coordenadora dos cursos preparatórios para OAB do Êxito Proordem

Centro de Estudos Jurídicos


Eliane El Badouy Cecchettini

Pós

graduada em Marketing, pela ESPM

Publicitária premiada, formada pela PUC

Campinas

Professora universitária há mais de 10 anos, onde ministra cursos regulares na graduação e MBA, cursos in company, palestras e faz pesquisas sobre o comportamento, comunicação e o consumo de mídia do jovem contemporâneo

Coordenadora da área de Comunicação e Criação da ESAMC


Luiz Francisco Gracioso

Graduado em Administração de empresas pela EAESP

FGV

MBA pelo IMD

Lausanne/Suíça

Presidente da ESAMC, um dos principais grupos de ensino superior do Brasil.


Manuela Santin Souza de Stefano

Bacharel em Ciências Contábeis pela USP (1999)

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela USP (2006)

Professora e coordenadora da área de Finanças, Contabilidade e Raciocínio Matemático da ESAMC

Experiência de 6 anos em auditoria externa (PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes) e 1 ano em auditoria interna (Rigesa MeadWestvaco)


Marcelo Augusto Scudeler

Mestre em Direito Processual (USF)

Mestre em Propriedade Intelectual (UNIMEP)

Graduado em Direito pela PUCCamp

Especialista em Direito Processual

Coordenador da área de Direito Privado e professor de Direito Processual da ESAMC

Advogado


Marcelo Veras

Graduado em Engenharia Química

Pós

graduação em Gestão de Produção

MBA Executivo em Marketing e em Gestão de Negócios

Master em Tendências, Coolhunting e Gestão da Inovação

Sócio

Diretor da Unità Educacional

Diretor Acadêmico na Inova Business School

Vice

Presidente de Trainning & Education da AYR Consulting

Consultoria de Inovação

Professor de Estratégia Empresarial, Cultura Organizacional e Planejamento de Carreira

Experiência de 20 anos em empresas, como: Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, AYR Consulting e Unità Educacional


Silvia Cristina Prado

Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela USP

Atuou na Souza Cruz em vários cargos executivos nas áreas de marketing e vendas

Desenvolveu e conduziu diversos treinamentos de vendas na Popmarketing

Atualmente é consultora, coordenadora acadêmica da ESAMC (para marketing, estratégia e pesquisa de mercado)

Professora tanto da graduação como do MBA da ESAMC


Sylvia Helena Furegatti

Doutora e Mestre pela FAU/USP

Artista visual

Professora universitária

Nos últimos 18 anos vem ministrando cursos regulares, de extensão e faz pesquisas sobre Inovação, Criatividade e Artes Visuais

Coordenadora da área de Design, Base de Comunicação e Raciocínio Qualitativo da ESAMC