• Entrega Imediata

Livro Impresso

Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica

  • ISBN:

    9788597011968

  • Edição: 5|2017
  • Editora: Atlas

Maria Cecilia Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker e José Maria Rodriguez Ramos

De: R$  157,00 Por: R$  133,45
In stock
SKU
42161008
ou em até 6x de R$ 22,24
< >
Este livro distingue-se de outras recentes publicações na área por apresentar uma atualização de todo o conteúdo e introduzir dois novos capítulos: um sobre Ética e Governança Corporativa (Capítulo 4) e outro sobre Ética, Responsabilidade Social e Sust...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 288
  • Publicação: 24/08/2017
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,48 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro distingue-se de outras recentes publicações na área por apresentar uma atualização de todo o conteúdo e introduzir dois novos capítulos: um sobre Ética e Governança Corporativa (Capítulo 4) e outro sobre Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (Capítulo 21). 

A obra é dirigida tanto para estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Ética Empresarial e Econômica, como para professores, por fornecer ampla bibliografia, facilitando a elaboração de um curso de ética.

Diante da carência de material publicado no Brasil sobre esse tema, os autores preocuparam-se em oferecer uma fundamentação ética para o estudo e a atividade empresarial e econômica.

Livro-texto para as disciplinas Ética em Administração e Ética em Economia dos cursos de graduação em Administração e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Administração Geral e Introdução à Economia dos mesmos cursos.


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

Parte I – Conceitos de ética, 1

1 Perspectivas filosóficas das correntes éticas, 3

2 Definição de ética, 29

 

Parte II – Ética nas empresas, 41

3 Perspectiva histórica dos estudos em ética empresarial, 43

4 Ética e governança corporativa, 53

5 Programas de ética e compliance, 63

6 Ética da virtude e liderança, 71

7 Ética em marketing e propaganda, 83

8 Ética em vendas, 91

9 Ética na relação empresa-consumidor, 99

10 Ética em finanças, 107

11 Ética na gestão de pessoas, 119

12 Ética em negócios internacionais, 131

 

Parte III – Ética na atividade econômica, 143

13 Ética e economia, 145

14 Ética e inflação, 153

15 Ética e capital humano, 157

16 Ética e crescimento econômico, 163

17 Ética e microcrédito, 175

 

Parte IV – Desafios éticos no início do milênio, 181

18 Ética na era da informação, 183

19 Dimensões da globalização: comunicações, economia, política e ética, 191

20 Ética nas relações internacionais: desafios da globalização, 209

21 Ética, responsabilidade social e sustentabilidade, 219

 

Clique aqui e consulte o sumário completo.

Maria Cecilia Coutinho de Arruda é graduada em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com mestrado em Administração Mercadológica pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), doutorado em Administração pela FEA-USP e pós-doutorado pela The City University of New York. Foi professora de Ética e Marketing da FGV-EAESP, onde coordenou o Centro de Estudos de Ética nas Organizações, de 1992 a 2008. É presidente da Associação Latino- Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE) e membro do Comitê Executivo da International Society of Business, Economics, and Ethics (ISBEE). Participa do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade, do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), e do Grupo de Estudos de Governança e Ética, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Possui certificação do Ethics & Compliance Initiative como Leading Professional in Ethics and Compliance.

Maria do Carmo Whitaker é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou mestrado e doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master em Tecnologia da Educação na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). Foi membro do Tribunal de Ética I da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Fundadora da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE). Organizou e coordenou o site <www.eticaempresarial.com.br>. Participa do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), advoga, é professora universitária e consultora em Ética nas Organizações. 

José Maria Rodriguez Ramos é graduado em Administração, com mestrado e doutorado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atualmente é professor de História do Pensamento Econômico e Metodologia Científica nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e diretor acadêmico da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE).